quinta-feira, 17 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Encontramos o Messias”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
54 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Eis o Cordeiro de Deus
 
Iniciamos o Tempo Comum seguindo a experiência da liturgia. Não é um tempo forte, dizem, porque não tem uma celebração particular do Senhor. Contudo, ele é sim um tempo fortíssimo porque oferece um quadro completo da vida do Senhor, seguindo a proposta seguindo dos evangelhos sinóticos, isto é, Mateus, Marcos e Lucas. Acolhendo o Evangelho nós nos fazemos discípulos do Senhor. São 34 domingos do Tempo Comum. Há um crescimento dos fiéis ao celebrar pausadamente a vida do Cristo. Neste 2º domingo lemos o texto no qual João Batista apresenta Jesus aos discípulos. “Vendo Jesus passar João disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus”’ (Jo 1,36). Com estas palavras João declara Jesus o Messias Redentor, o Servo que com sua vida resgata a vida de todos. E dois dos discípulos de João, dos quais um é André, seguem Jesus. Todo o encontro com Deus se faz a partir de um chamado. Os chamados de Jesus seguem o esquema: Jesus passa (36ª) vê (38ª) e chama (39ª). Relembrando a História da Salvação, notamos que a redenção é sempre um gesto de Deus passar por nós, descer para ver e chamar para participar, isto é, estabelecer comunhão. É a redenção. Na 1ª leitura lemos a vocação de Samuel (1 Sm 3,3-19): O menino está no santuário (não no templo que não existia ainda). Os tempos são maus. A lâmpada do Senhor ainda está acesa, quer dizer, há esperança. O Senhor chama por 3 vezes. Ao entender que era o Senhor quem o chamava, responde: “Fala senhor, que teu servo escuta” (3,9). Vocação é chamado, entrega, obediência dócil e abandono de si ao Senhor. Respondeu com totalidade. O texto continua: “E Samuel não deixou cair por terra nenhuma palavra que o Senhor lhe dizia” (3,19). O salmo 39 lê o coração de Samuel: “Venho para fazer vossa vontade”. São palavras de Cristo ao entrar no mundo. É a palavra de cada um que é chamado a seguir Cristo a partir do chamado “Eis o Cordeiro de Deus!” 
Vinde e vede! disse Jesus 
Os dois discípulos, seguindo Jesus são surpresos com Suas palavras: “O que estais procurando?” “Mestre, onde moras?” Dizem sem ter o que dizer. “Vinde e vede!” respondeu Jesus. Foram e passaram com Ele aquele dia. Era a 10ª hora, 4 da tarde. Ser discípulo é também fazer a experiência de convivência de Jesus. Quando chama os discípulos é para estarem com Ele e serem enviados a pregar. A experiência de Jesus é o fundamento da resposta. Sendo 4 da tarde, é o início do dia nessa cultura. Para os discípulos um tempo novo. A experiência de Jesus leva a comunicar a mesma descoberta. André leva a notícia a seu irmão Pedro. Simão, em hebraico, “dócil ao chamado”. A docilidade ao chamado faz dele a rocha firme (Kéfa). Não só muda de nome, mas de substância. 
Um modo de vida 
Atender ao chamado é mudar de vida. A segunda leitura de Coríntios, diz da vida moral. A pertença ao Senhor, fazendo com Ele um só corpo. Os fiéis devem regular suas vidas pela espiritualidade e liberdade. Corpo significa a exigência humana. “Quem adere ao Senhor, torna-se com Ele um só espírito. Nosso corpo e nossa vida pertencem ao Senhor. Este é o ponto de partida da moral. Moral não são regras, mas uma pertença que regula a vida. “Glorificai a Deus com vossos corpos” (1Cor 6,20). Deixa-vos ser guiados por Deus. 
Leituras: 1 Samuel 3,3-10.19; 
Salmo 39; 
1ª Coríntios 6,12-15; João 1, 35-42. 
Ficha: 1. Iniciamos o Tempo Comum no qual celebramos todo o mistério de Cristo, seguindo um evangelista. Pausadamente celebramos o quadro completo da vida de Cristo. Neste 2º domingo meditamos o texto que relata a apresentação de Jesus aos discípulos feira por João. Dois deles O seguem. Não há chamado sem a destinação à comunhão. É o que vemos também com Samuel que responde com totalidade ao chamado. Uma vez conhecedores dEle, os discípulos de fazem anunciadores. 
2. O modo de Jesus fazer discípulos passa pelo chamado e também pela convivência pessoal. Os discípulos foram e passaram com Ele aquele dia. A experiência de Jesus é o fundamento da resposta. 
3. Atender ao chamado é mudar de vida. A primeira carta aos Coríntios traz princípios de Moral. A moral de Jesus não são regras, mas uma pertença que regula a vida. É deixar-se guiar por Deus.
Homilia do 2º Domingo Comum 
EM JANEIRO DE 2006
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário