Nasceu em 14 de agosto de 1607, na Espanha. Entrou para o convento Dominicano de São Paulo em Valladolid. Onde foi ordenado sacerdote em 1632, ficando inicialmente na Espanha. Em 1641, pediu no Capítulo Provincial em Manila, permissão para ir evangelizar na China. Em 1642, partiu para a China, juntamente com o Padre François Dias.
Inicialmente ficou em Fogan, onde aprendeu a língua nativa em pouco tempo. Foi o único Padre Dominicano na China.
Seu grande período de evangelização na China foi de 1644 à 1646, que é considerado como Idade de Ouro da missão. Ele e Padre François Dias, fundaram a Ordem dos Leigos Dominicanos na China. Por ter uma vida exemplar, era muito respeitado por quem o conhecia, com isto converteu muito chineses, nas cidades e aldeias.
Em 4 de Novembro de 1646, morreu o Padre François Dias. Neste mesmo dias, bárbaros, com um decreto do imperador para matar os missionários, entraram na cidade, saqueando e destruindo tudo.
Em 13 de Novembro de 1647, mesmo em meio as perseguições, foi administrar os sacramentos a uma pessoa doente, onde foi capturado, e levado ao tribunal de mandarim com uma corda no pescoço. Depois colocado na pior prisão, foi torturado, tendo o tornozelo esmagado ao ser arrastado pelo chão. Foi açoitado várias vezes, nos dois meses que ficou na prisão.
Assim escreveu quando estava na prisão: “Estou aqui com os outro presos, e temos desenvolvido uma irmandade. Eles me perguntam do Evangelho do Senhor. Não estou preocupado em sair daqui, porque sei que estou fazendo a vontade de Deus. Eles não me deixam ficar até a meia-noite para rezar, para que eu reze antes do amanhecer. Eu morro aqui com alegria, sem qualquer preocupação, sabendo que estou aqui por causa de Jesus Cristo. As pérolas que encontrei aqui nestes dias, não são sempre fácil de encontrar”.
Em 15 de Janeiro de 1648, o juiz ordenou, que ele fosse açoitado novamente e colocado na guarita da muralha de cidade. Ele foi obrigado a descer da caixa, e quando desceu o carrasco o decapitou, separando a cabeça do corpo, com um só golpe de espada. Seu corpo foi jogado fora da muralha da cidade e encontrado dois meses depois, estava incorruptível. Onde seu caixão era mantido foi incendiado, mas seu corpo permaneceu intacto. Das suas relíquias, preservadas, encontra-se a sua cabeça, no Convento de São Paulo de Valladolid, onde iniciou sua vida religiosa.
Foi Beatificado em 2 de Maio de 1909, pelo Papa Pio X, em Roma. Foi Canonizado em 1 de Outubro de 2000, pelo Papa João Paulo II, também em Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário