segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

EVANGELHO DO DIA 10 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 1,14-20. 
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Venerável Madaleine Delbrêl 
(1904-1964) 
Missionária das pessoas da rua 
A boa nova de Deus
Uma grande boa nova! 
Na medida em que o nosso mundo quer estar em rutura com Deus, ou prefere passar sem Deus, organizar-se sem Deus, Deus torna-se uma novidade para Ele, o Deus dos evangelhos volta a ser uma novidade. Perante a descristianização, o cristão luta muitas vezes contra novos factos e acontecimentos, para que a fé não desapareça de onde existe; dessa maneira, parece ser uma pessoa do passado. Já perante o ateísmo, o cristão, por ter uma vida de crente, coloca a hipótese de Deus onde a hipótese de Deus deixou de se colocar. Deste modo, a sua fé em Deus é um fenómeno inteiramente novo neste mundo novo. O cristão é, para os seus irmãos, um homem que ama as coisas do mundo pelo seu valor e na sua realidade, mas é também um homem que prefere a todas estas coisas o Deus em quem crê. E esta sua preferência leva-o a fazer determinadas opções, pelas quais escolhe o Deus invisível. Para o mundo, estas opções são, uma vez mais, uma interrogação sobre aquilo que ultrapassa o mundo. Quando os homens ignoram que Deus é o seu bem, não podemos alinhar com a sua ignorância e a sua miséria. Para além de acreditar, temos de compreender que o Deus vivo do evangelho pode ser para eles uma grande boa nova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário