domingo, 12 de dezembro de 2021

ADVENTO: TEMPO DE REFLEXÃO, PENITÊNCIA, CONVERSÃO

O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO
“Eles entrarão em Sião cantando; alegria eterna coroará suas cabeças. Alegria e júbilo os dominarão, e a tristeza irá embora. (Isaías 35:10) No terceiro domingo do Advento, estamos quase concluindo este período de preparação. De imediato, notamos uma diferença distinta em nossas celebrações externas: as cores mudaram de roxo para rosa. As vestes dos padres e a terceira vela em cada coroa do Advento agora é rosa. 
Por que rosa, e o que isso tem a ver com Gaudete? 
A cor rosa sempre foi associada à alegria e à festa. A alegria é simbolizada pelo acender da vela rosa, lembrando-nos da alegria que o mundo experimentou com a vinda do Salvador do Mundo. Esta vela também foi chamada de "Vela dos Pastores", pois coletivamente imaginamos que alegria incrível esses humildes camponeses devem ter sentido quando foram anunciados pelos anjos com "Gloria in Excelsius Deo!" Portanto, é apropriado, em meio à oração e penitência, nos alegrarmos ao vermos o objetivo do tempo se aproximando: “O Senhor está perto”. "Alegrem-se sempre no Senhor; novamente, eu digo, alegrem-se. Que a sua modéstia seja conhecida de todos os homens. O Senhor está perto". (Filipenses 4: 4-5) Esta é uma citação em latim, e a primeira palavra da antífona é gaudete (latim, “alegrar-se”). Como a primeira palavra dessa antífona de entrada é “Gaudete”, o terceiro domingo do Advento ficou conhecido tradicionalmente como domingo de Gaudete. Com apenas mais um domingo antes do Natal, nossos preparativos, espirituais e temporais, adquirem um senso de expectativa mais ansioso e urgente. As vestimentas rosa e uma vela rosa na coroa do Advento ajudam a aumentar essa ênfase. Não é surpreendente que os verbos "cantar" e "alegrar-se" sejam ouvidos continuamente na Sagrada Escritura neste domingo. O Deus que dá alegria à minha juventude (Ad Deum qui laetificat juventutem meam) Ninguém se “alegra” como as crianças. Portanto, este seria um bom momento para voltar sua atenção para o maior presente de todo este Natal, Jesus.
Se você tem filhos ou netos, sobrinhas ou sobrinhos, o Advento é o momento perfeito para trazer o foco de volta para o verdadeiro motivo da temporada. Ler uma história bem ilustrada do nascimento de Cristo em um lugar público pode ser uma verdadeira proclamação de sua fé. Acrescente a isso o canto dos hinos do Advento que usam os nomes de Jesus e Maria e você terá uma contra-revolução cultural fiel! 
Apenas algumas sugestões: 
* Leve as crianças para decorar seu gramado e sua casa com foco no presépio. 
* Certifique-se de dar o exemplo SEMPRE desejando aos outros um “Feliz Natal”. Vamos fazer de “Boas Festas” nada mais do que uma moda passageira. 
* Use cartões de Natal adequados com o tema da Natividade 
* Belas canções tradicionais de Natal para você aprender e cantar com a família e amigos: 
* Contos de Natal centrados em Cristo para compartilhar com jovens e adultos:
Algumas reflexões finais 
São Paulo exortou os filipenses a se alegrarem porque “O Senhor está perto”. Essa mesma presença de Deus deve ser o nosso foco, porque isso nos ajudaria com as outras coisas que precisam ser mudadas em nossa vida pessoal e no mundo. O que nos traria alegria hoje? Fim do aborto? Certamente! Conversão em nossas casas e comunidades? Um novo espírito de devoção e solenidade na liturgia? Com certeza. Na verdade, a maior alegria da nossa época seria que Nossa Santíssima Mãe se tornasse verdadeiramente a Rainha de todos os corações, o cumprimento da promessa de Nossa Senhora de Fátima de que, “Finalmente, o Meu Imaculado Coração triunfará”. Vamos participar com alegria e confiança dessa promessa, especialmente neste domingo de Gaudete, sabendo que, assim como a promessa de Deus de um Salvador já foi cumprida há dois milênios, assim será o Reino de Maria!
Oração para acender a vela do terceiro advento 
Antes de acender a vela, reze: 
Ó Deus, regozijando, nos lembramos da promessa de seu Filho. Como a luz desta vela, Que a bênção de Cristo venha sobre nós, iluminando nosso caminho e nos guiando por sua verdade. Que Cristo, nosso Salvador, traga vida para as trevas de nosso mundo, e para nós enquanto esperamos por Sua vinda. Pedimos isso por Cristo nosso Senhor. Amém 
Adicione a seguinte invocação: 
TERCEIRA SEMANA: 
Ó Chave de David, 
Jesus Cristo, 
Os portões do céu se abrem ao seu comando,
Venha e deixe seu povo livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário