terça-feira, 12 de outubro de 2021

SANTO HEDISTO, MÁRTIR, NA VIA ARDEATINA

Edisto, também conhecido como Orestes ou Aristo, mártir do século I, era é um escudeiro de Nero. Enquanto acompanhava o imperador, em Laurento, conheceu um presbítero local, que o converteu, e foi batizado por São Pedro. Segundo uma "passio" lendária, foi sepultado na Via Laurentina, em Roma.
A notícia é verdadeiramente antiga, e encontramos a indicação no Hieronimyanum, embora em alguns códices se leia erroneamente "Em Ravenna" em vez de "Em Roma". Mas, infelizmente, além da antiga indicação de seu martírio e sepultamento, não há informações mais confiáveis ​​sobre este santo. Segundo a lendária "passio" - que, como sempre, embora não possamos dar crédito histórico, é bom saber porque influenciou a iconografia e a lenda - teria sido baptizada pelo Apóstolo Pedro e era escudeiro de Nero. Quando o imperador esteve em Laurento, Edisto se encontrou com o padre Prisco, sua esposa, Termanzia, a filha Criste (Cristina) e sua serva Victoria. Edisto participou com eles da liturgia, que era celebrada à noite em uma caixa de areia. Mas ele foi descoberto pela traição de seu servo, e foi, junto com seus companheiros mencionados, enterrado vivo na areia, enquanto Victoria, a única que conseguiu escapar, foi assassinada em uma floresta próxima.
A tumba de Edisto ficava na décima sexta milha da Via Ardeatina, perto de Laurento; Havia uma igreja em homenagem ao mártir, restaurada pelo Papa Adriano I (772-95), e um oratório pertencente à sé de Pedro, denominado simplesmente "domusculta S. Edisti". O culto a Edisto espalhou-se por Roma, e as cartas de São Gregório documentam a existência de um mosteiro dedicado ao santo, próximo à Basílica de São Paulo. A este mosteiro foi anexada uma igreja, onde provavelmente eram veneradas as relíquias do santo, e que, segundo o itinerário de Salzburgo (Notitia Ecclesiarum), foi dedicada à memória dos Santos Aristo, Cristina e Vitória. A corrupção do nome Edisto em Aristo, do qual Orestes é derivado, é aceita pelos estudiosos como uma variante, e sob o nome de Orestes Edisto é celebrada na cidade homônima aos pés do Monte Soratte.
Ver São Gregório Magno, Reg. Ep., XIV, 14, em Monumenta Germaniae Historica. Epistolae, ed. Hartmann I, II, 1, Berlin 1893, p. 434; Liber Pontificalis, I, p. 505. Traduzido para a ETF, com algumas modificações, de um artigo de Agostino Amore na Enciclopedia dei santi, extraído de Santi e beati.
Fonte: Santi e Beati

Nenhum comentário:

Postar um comentário