sexta-feira, 15 de outubro de 2021

EVANGELHO DO DIA 15 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 12,1-7. 
Naquele tempo, a multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros. E Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se. Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito aos ouvidos, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a esse é que deveis temer. Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Rafael Arnaiz Barón 
(1911-1938) 
Monge trapista espanhol 
Escritos espirituais, 11/08/1934 
«Até os cabelos da vossa cabeça
estão todos contados.Não temais» 
Deus envia-me a cruz. Bendita seja ela porque, como diz Job, «se recebemos os bens da mão de Deus, não aceitaremos também os males?» (2,10). Tudo nos vem dele, saúde e doença, bens temporais, infelicidades e infortúnios: tudo, absolutamente tudo, está perfeitamente ordenado. Se, por vezes, a criatura se rebela contra o desígnio de Deus, peca, porque tudo é necessário, tudo está bem feito, e o riso é tão necessário como as lágrimas. Podemos tirar proveito de tudo para a nossa perfeição, na condição de vermos, em espírito de fé, a obra de Deus em tudo e de nos colocarmos como crianças nas mãos do Pai. Com efeito, aonde iríamos sozinhos? Não procuro, evidentemente, fugir dos sentimentos [que as minhas provações me inspiram]; o que Deus quer é aperfeiçoá-los em mim. Para isso, conduz-me dum lado para o outro, como um brinquedo, fazendo-me abandonar pedaços do coração pelo caminho. Deus é grande e tudo realiza com perfeição! Como me ama e que mal que Lhe agradeço! A sua providência é infinita e devemos confiar-nos a ela sem reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário