terça-feira, 5 de outubro de 2021

EVANGELHO DO DIA 05 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 10,38-42. 
Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Tomás Moro(1478-1535) 
Estadista inglês, mártir 
Tratado «Como receber o 
sagrado corpo de Nosso Senhor» 
«Marta recebeu-O em sua casa.
Maria ouvia a sua palavra» 
Depois de recebermos Nosso Senhor na Eucaristia e O termos presente no nosso corpo, não havemos de O deixar só, ocupando-nos com outras coisas sem fazer caso dele, mas ter nele todo o nosso sentido. Dirijamo-nos a Ele com preces fervorosas e convivamos com Ele em ardente meditação. Digamos como o profeta: «Escutarei o que diz o Senhor dentro de mim» (Sl 85,9). Se Lhe dermos toda a nossa atenção, Ele não deixará de pronunciar, no mais íntimo do nosso ser, uma ou outra palavra, proporcionando-nos com ela grande conforto espiritual e proveito para a nossa alma. Sejamos, ao mesmo tempo, Marta e Maria. Como Marta, façamos de tal sorte que toda a nossa atividade exterior a Ele se restrinja e consista em acolhê-lo como devemos: primeiro a Ele, e de seguida todos os que O acompanham — todos aqueles que não são apenas seus discípulos, mas são Ele próprio: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25,40). Esforcemo-nos, pois, por manter connosco o nosso Hóspede. Digamos-Lhe como os dois discípulos ao entrarem no povoado de Emaús: «Fica connosco, [Senhor]» (Lc 24,29). E certamente que Ele não Se afastará mais de nós, a não ser que O rejeitemos com a nossa ingratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário