quarta-feira, 4 de agosto de 2021

SANTOS JUSTINO E CRESCENCIO, MÁRTIRES, NA VIA TIBURTINA

Pouco se sabe sobre estes dois clérigos romanos, sepultados em uma igreja ao longo da Via Tiburtina. 
Segundo algumas fontes, Crescêncio era um leitor, enquanto Justino se dedicava às obras de caridade, como enterrar os mártires cristãos. Ele mesmo foi martirizado na época de Cláudio.
SAN LORENZO
O "Liber Pontificalis" afirma que Crescencio era um leitor e que foi martirizado junto com San Lorenzo e outros clérigos romanos. Os itinerários do s. VII dizem que foram enterrados juntos em uma igreja na Via Tiburtina, perto da de San Lorenzo. Por outro lado, o itinerário “De Locis” afirma que seu enterro foi na Basílica de San Lorenzo junto com outros sete mártires e com os Santos Ciriaca e Sinforosa.
   Na "passio" de San Lorenzo consta que Crescencio, junto com Claudio, Severo e Romano, foi martirizado no mesmo dia que Lorenzo, enquanto Justino, junto com Hipólito, foram os que sepultaram São Lorenzo, após celebrar a missa. Na "passio" de Santo Sisto II, um cego aparece curado por Lorenzo e Justino era o sacerdote cuja missão era fazer obras de caridade em favor de Lorenzo e de outros cristãos. Há também outra "passio" dedicada apenas a São Justino, na qual se narra que no tempo do imperador Cláudio, por se ter dedicado a sepultar os mártires, foi preso, torturado e decapitado em 4 de agosto e que seu corpo foi enterrado em uma cripta do cemitério Verano em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário