sexta-feira, 2 de julho de 2021

EVANGELHO DO DIA 2 DE JULHO

Evangelho segundo São Mateus 9,9-13. 
Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: "Prefiro a misericórdia ao sacrifício". Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Francisco de Assis(1182-1226) 
Fundador da Ordem dos Frades Menores 
Carta a um superior da ordem franciscana 
«Eu não vim chamar o justos 
mas os pecadores» 
Saberei que amas o Senhor e que me amas a mim, seu e teu servo, se qualquer irmão, após ter pecado tanto quanto é possível pecar, puder ir ter contigo, pedir-te perdão e partir perdoado. Se não te pedir perdão, pergunta-lhe tu se quer ser perdoado. E se, depois disso, voltar a pecar mil vezes contra ti, ama-o mais ainda do que me amas a mim, para o conduzir ao Senhor. Tem sempre piedade desses infelizes. Se um irmão, instigado pelo inimigo, cometer um pecado grave, está obrigado, por obediência, a recorrer ao responsável. Os irmãos que conhecerem a sua falta não o hão de afrontar nem acusar; pelo contrário, dar-lhe-ão provas de grande bondade e calarão cuidadosamente o pecado do seu irmão, porque «não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes» (Mt 9,12). E o superior agirá com ele com a mesma bondade que desejaria para si se se encontrasse em situação semelhante. Se um irmão cair em pecado venial, confessar-se-á a um dos seus irmãos padres. Se não houver padre, confessar-se-á ao seu irmão, enquanto espera encontrar um padre que o absolva canonicamente. Os irmãos não poderão ordenar outra penitência a não ser esta: «Vai, e não tornes a pecar!» (Jo 8,11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário