sábado, 22 de maio de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “O retorno dos Magos”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Voltaram por outro caminho.
 
A figura dos Magos era impressionante, tanto que, chegando puseram em polvorosa o “rei Herodes e toda Jerusalém com Ele” (Mt. 2,3). Soa a notícia: tinham vindo adorar o novo rei que acabara de nascer. Herodes, aquela raposa, como o chama Jesus, armou uma arapuca para pegá-los e também ao Menino: “Ide e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para que também eu possa ir adorá-lo” (Mt 2,8). Os bons sábios eram simples, mas expertos. Foram e ao chegar em Belém, viram a estrela pousar sobre o lugar onde estava o Menino. O texto original diz: “alegraram-se com uma alegria muito grande” (Mt 2,10). Adoraram e abriram seus tesouros e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. São presentes simbólicos que significam a adoração ao Rei, como Deus e homem sofredor. Avisados em sonho para não retornarem a Herodes, voltaram por outro caminho (Mt 2,11-12). Desaparecem da cena. Podemos perguntar: Que presentes receberam de Jesus? O primeiro foi abrir-lhes o sábio coração. Em Jesus aprenderam a ler o coração das pessoas. Jesus, como diz o evangelho, “conhecia o que havia no homem” (Jo 2,25). O sonho de ver Jesus dá-lhes a capacidade de sonhar com caminhos novos, longe do mal e do jogo falso. 
Os presentes que receberam. 
Alegres, voltando, abrem também os presentes que receberam: uma abundante Redenção. Receberam dEle “graça sobre graça” (Jo 1,17). A graça da Redenção foi imensa, pois ninguém que procura Jesus, ficará sem o dom que tem para oferecer. Esta Redenção está explicada nos próprios presentes que os Magos ofereceram: ouro, incenso e mirra. Pelo ouro, no qual reconheceram o senhorio de Jesus, passam a ter em Jesus um novo Senhor para sua vida. É um tipo de pertença: “Eu te chamei pelo nome, tu és meu” (Is 43,1). Pelo incenso reconhecem Jesus como Deus e o adoram. O Menino que é Deus é para eles o sustento de sua vida. Levam-no consigo. O cristão é templo vivo da presença de Deus. O Mago volta feliz porque tem agora onde adorar. “Onde está seu tesouro aí está seu coração” (Mt 6,21). Pela mira, significando o sofrimento do Messias, aprendem sofrer com Jesus e por Jesus. Nenhum sofrimento é o fim. Em Jesus todo sofrimento torna-se uma solução. A viagem de sua vida tem um uma estrela que continua guiando na incerteza. Levam ainda mais um presente: o olhar materno de Maria. Aquele olhar fincou-lhes no coração a estaca da salvação. Estes sábios serão silenciosos, pois como Maria conservarão todos estes acontecimentos meditando-os. 
Somos também Magos. 
As palavras de Mateus sobre os Magos servem para nós, pois abrimos os cofres e oferecemos nossos dons. Recebemos também. Basta agora descobrir o que Ele nos deu. Deu sua vida, sua palavra, seu amor. Passemos este tempo abrindo estes presentes e curtindo a alegria de sentir o olhar de Maria sobre nós. Somos magos de um horizonte distante que voltam por caminhos novos depois de ter visto o Redentor e ter recebido sua redenção abundante.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JANEIRO DE 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário