sábado, 17 de abril de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “A Santa que sorri”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Um artista de fino trato.
 
Não tivemos a chance de escolher nossa mãe, ou fazê-la ao nosso gosto. Jesus pode escolher e fazer a Mãe do gosto dEle. Pena que tantos não amem sua mãe ou a desprezem! Jesus amou e prezou sua mãe. O artista da imagem de N.S.Aparecida teve a chance de fazer nossa Mãe na ordem da fé como lhe ditava o coração. Era um homem sensível. Deixou-nos um retrato de Nossa Senhora com um sorriso discreto, mas aberto, e de olhos amorosos que completam seu corpo de Mãe Virgem. Aquela mulher do Apocalipse de que fala a segunda leitura é vigorosa, vestida de sol e com a lua sob os pés. Mas é também a expressão da misericórdia que de que nos fala a primeira leitura, invocando e intercedendo pelo povo de Deus.
As mãos em prece. 
Quando a imagem foi atacada e espatifada por um maluco nada maluco, o barro da imagem se quebrou, mas não quebrou suas mãos. Suas mãos permaneceram intactas, entre os cacos que somavam uns 170. Maria continua sua missão de orante pelo povo de Deus. Ela própria, nas bodas de Caná, como a rainha Ester, intercede pelos noivos dizendo: “Eles não tem mais vinho”. Jesus não era o perigoso rei Assuero que pela sua grandeza assustara a rainha. Ele é o Filho que parece brincar com a mãe, dando-lhe uma resposta incompreensível, mas obediente à sua suplica, transformando a água em vinho. A intercessão de Maria está sempre presente no povo de Deus. As mãos de Maria em prece, como vemos na imagem, estimulam o povo a continuar suplicando. Um santo diz que quando um pedido, feito por meio de Maria, chega a Deus, a resposta se faz imediata na terra. Prece infalível! A atitude orante de Maria é a atitude de toda a Igreja em permanente oração diante de Deus para que os homens sejam poupados no sofrimento. Implora também que os sofrimentos da vida não tirem a alegria de viver. Jesus transformou a água em vinho para que a festa não se acabasse. 
As flores no cabelo. 
Os cabelos soltos sobre as costas, que vemos na imagem de N.S.Aparecida, são um traço da fina sensibilidade do artista mostrando também a sensibilidade de Deus de ornar sua Mãe com flores nos cabelos. Que flores são estas? É o enfeite da festa. “As flores já se abriram em nossos campos” (Cant.Cant 2,12). O Reino de Deus é uma contínua festa pela vitória da mulher sobre o dragão. É a conquista do coração do Rei (1ª leitura). As 4 flores nos cabelos de Maria são seus grandes privilégios: Imaculada Conceição, Virgindade Perpétua, Maternidade Divina e sua Copiosa Co-redenção. Ela é a síntese dos dons dados ao povo de Deus. Ela é a imagem que atrai para que sigamos: “corremos ao odor de teus perfumes”. Celebrando a festa de N.S.Aparecida, celebramos o carinho que tem Deus para com seu povo através do sorriso aberto de Maria e de sua bondosa misericórdia.
(Leituras:Ester5,1-2;7,2-3;
Apocalipse12,1.5.13.15-16;João2,1-11) 
Homilia da Festa de N. S. Aparecida
EM OUTUBRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário