quarta-feira, 10 de março de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Sócios do Redentor”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Amou até o extremo do amor.
 
Conhecer Jesus é conhecer a força de seu amor. Sua vida foi uma dedicação contínua ao Pai e a seus amados, os necessitados de uma salvação completa. Não mediu esforços para fazer o bem. Seus milagres, palavras, gestos, sentimentos e sofrimentos encheram o coração de todos de alegria. Viam nEle a realização de todas as suas esperanças. Sua morte não foi um fim, mas o começo daquilo que dizia: “Se o grão de trigo não morre, permanece só, mas se morre produz muito fruto”(Jo 12,24). Frutificou para todos. Mais ainda: Sua missão não termina no seu momento glorioso da ressurreição. Jesus quis seguidores que continuassem Sua vida e missão. Cada um que o aceita e a Seu evangelho torna-se um outro Cristo atuando no mundo Sua vida é missão.
Sócios e companheiros do Redentor. 
A Congregação Redentorista, à qual pertenço, tem o Redentor como titular. Ele nos dá o nome, o sentido da vida e o modo de trabalhar. Cada congregação tem uma finalidade e uma obra maravilhosa que preenche um desígnio de Deus, faz uma leitura completa do evangelho e tem uma ação necessária para a Igreja. Não há concorrência de congregações, mas complementaridade. Na realidade todas realizam a mesma obra de modos diferentes para situações diferentes. Dentro da maneira de conceber o viver a missão de Cristo, nós queremos propor uma parceria àqueles que se interessam pelo carisma que anima nossa ação apostólica e espiritualidade. Como somos missionários, queremos oferecer aos que trabalham conosco e vivem nosso modo de conhecer e de amar Jesus e seu evangelho, uma parceria nesta missão. Jesus quer assumir-nos sempre mais em Sua pessoa e missão. Em nossa ação missionária temos também lugar para aqueles que não são sacerdotes ou irmãos como nós. Não há necessidade de vínculos e estatutos para participar desta obra maravilhosa. Basta querer unir-se em espírito e fazer aquilo que Afonso deixou-nos como herança: levar, sobretudo aos mais necessitados, a misericórdia de Deus e sua abundante redenção. Todos são chamados à felicidade, e nós queremos ser aqueles que dão a mão e a vida para que isso aconteça. Em qualquer situação em que vivamos, cumprimos este mandato de Jesus: “Vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10,10). Nós realizamos esta missão através do testemunho de vida e do anúncio da Palavra. Quem sabe, você participando conosco, anime-nos a ser melhores e mais coerentes. 
Com os mesmos sentimentos de Cristo. 
A melhor maneira de continuar Cristo no meio dos necessitados é ter Sua mentalidade e Seus sentimentos. Tudo isso pode lhes parecer distante, mas está muito à mão, pois esta é a formação que lhes foi dada por seus pais, seus párocos e suas catequistas. No evangelho conhecemos a mentalidade de Jesus. Ele veio para mostrar o amor do Pai. Os sentimentos de Jesus nós os aprendemos de Suas atitudes pessoais: ternura e compaixão com os sofredores. Ele se fez um conosco e assumiu nossas dores e se entregou por nos. Na medida em nos aproximamos dos sofredores e usamos a compaixão que Ele nos inspira, poderão encontrar o caminho de uma vida mais abundante.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JULHO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário