Os recém batizados, passados pelas águas e ungidos com o santo Crisma entravam na Igreja reunida para a Eucaristia. É a primeira vez que participam da Eucaristia que era aberta só aos batizados. Antes de conhecerem o mistério da Eucaristia, fazem uma experiência. O símbolo é a primeira instrução sobre o que é o Corpo do Senhor e Sangue da Salvação. A partir da experiência é que são instruídos. Depois do jejum experimentam a saciedade do alimento que é o primeiro sinal da saciedade espiritual. Saciada a fome do corpo, entendem o sentido da Eucaristia: sacia a alma. Ao tomar o vinho que alegra, percebem que o sangue do Senhor é a causa da alegria de ser salvo e amado. A experiência do Pão-Corpo e do Vinho-Sangue de Cristo, faz voltar ao primeiro momento da Eucaristia: a Ceia onde Jesus instituiu este mistério. Jesus, naquele momento, quis dar ao mundo a permanente presença da redenção e um permanente habitar em nós e conosco: a celebração eucarística, a missa, e a comunhão do seu Corpo e Sangue. Através dos símbolos, realiza e explica o que é sua missão: fazer-nos participantes de sua vida, como se fez participante da nossa. Sua morte e ressurreição são a nova aliança entre Deus e a humanidade na pessoa do Filho imolado. E a missa continua esta aliança sempre presente e renovada.
“Eucaristia foi feita para nós”.
Jesus esteve sempre unido ao grupo de seus discípulos. Fez muitos milagres, proclamou muitas verdades e, com sua presença, mostrou quem era seu Pai e o que queria de nós com a missão do Filho: Dar-nos sua vida. São Cirilo continua: “Assim, ao receberdes o Corpo e Sangue de Cristo, és concorpóreo dEle e seu consangüíneo. Também nos tornamos portadores de Cristo, com seu Corpo e Sangue assimilados em nossos membros. Deste modo, segundo São Pedro, nos tornamos participantes da natureza divina”. A Eucaristia, portanto, não é privilégio de poucos, é dom para todos. É para todos, pois, a Redenção não é privilégio de alguns – Cristo se entrega por todos e seu sangue é derramado para a vida do mundo. Quem não quer comer mais é porque já está morrendo. Quem não quer comer a Carne de Cristo e beber o Sangue de Cristo através dos elementos tão corriqueiros que são o pão e o vinho já está morto também.
Eucaristia é comunhão do irmão.
Nós nos ligamos muito a um aspecto individual da comunhão. Mas, quando você comunga, seu colega, vizinho, amigo comungam também. É o mesmo Cristo em todos gerando comunhão de todos entre si. Igual para todos. É uma vida e um ensinamento: como o Pão foi repartido, assim é para ser repartida a vida e tudo o que temos. Partir e repartir. Este é o ensinamento de Jesus. Jesus o fez morrendo na cruz. Por isso Deus o ressuscitou. Quando repartimos a vida e os bens, estamos ressuscitando e tendo a vida eterna, pois amamos os irmãos. Deus é amor e quem ama vive em Deus e nos irmãos.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM MAIO DE 2003
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