sábado, 16 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Quero, fica curado”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Nos domingos do tempo comum
deste ano lemos o Evangelho S. Marcos. Ele proclama seu evangelho fazendo uma bela composição de fatos, milagres, parábolas e ensinamentos que demonstram sempre mais claro que Jesus é o Messias. Em seu Evangelho há uma característica interessante: manda que os que foram curados não contem aos outros. É o que chamamos de segredo messiânico. Por que Jesus quer segredo? Por que veio como Salvador e através do sofrimento. Ele não corresponde aos anseios de certos grupos que queriam um Messias político. Jesus é o Messias. 
Temos mais um milagre. Estes milagres nascem do coração compassivo de Jesus que via as multidões sofridas e procurava sanar suas dores. O leproso em Israel vivia sob leis severas: devia retirar-se do convívio das pessoas. Sua lepra era considerada conseqüência do pecado. Conforme diz a primeira leitura, devia gritar quando passava: impuro! Impuro! O leproso do Evangelho sai daquela separação, vai até Jesus, ajoelha-se e diz: “‘se queres podes curar-me’. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele disse: ‘quero, fica curado’”. A lepra desapareceu. Jesus diz: “Não digas nada a ninguém, mas vai e mostra-te aos sacerdotes para comprovar que estás purificado”. Jesus manda-o a cumprir o que a lei diz para que volte a viver na comunidade. Ele sai e proclama a notícia. Este Evangelho, além da cura exterior tem o sentido também da purificação do homem que se aproxima de Jesus. Os milagres anunciam Jesus e sua salvação. 
A Igreja procura dar às pessoas a possibilidade de se purificaram interiormente através do encontro salvador com Jesus. A purificação proposta por Jesus se inicia pelo grande gesto de buscá-lo. Ser buscado por Deus transparece no gesto que fazemos de procurá-lo. O leproso saiu de seu mundo e foi procurar Jesus. Assim, só se realizará mudança em nós no momento em que procuramos Jesus. Somos chamados a nos apresentar diante dEle, reconhecendo nossa situação. Reconhecer a própria realidade necessitada é a base de reconhecer a Jesus como salvador. A ação de Jesus em nós que se dá no íntimo. Jesus diz que procurasse o sacerdote para cumprir a lei. Não podemos reduzir todo este mistério de purificação somente ao sacramento da penitência, mas a toda a Igreja que é lugar do encontro salvador com Deus nas mais diversas formas. Depois temos o sacramento da penitência, que não é uma simples falar pecados e receber um perdão, mas é modo de viver como buscando a Deus na comunidade que manifesta exteriormente a misericórdia e o perdão. 
O próprio leproso apresenta a conseqüência prática deste Evangelho: saiu proclamando a notícia. Isso significa que a purificação conduz à proclamação do Evangelho. A purificação não se reduz ao um gesto interior, mas de vida de Igreja, com os irmãos, purificando o mundo. “Se queres tens poder de curar-me” – Quero, fica curado!
(Leituras: Levítico 131-2.44-46; 1 Coríntios, 10,31-11,1; Marcos 1,40-45)
HOMILIA DO 6° DOMINGO TEMPO COMUM
EM FEVEREIRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário