sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

SÃO PEREGRINO LAZIOSI - FESTA 04 DE MAIO-(é costume ser lembrado por seus devotos, no dia 4, de cada mês)

TAMBÉM CONHECIDO COMO PEREGRINUS LATOSIUS 
NASCIDO EM FORLI, ITÁLIA EM 1260, MORREU EM 1345 E FOI CANONIZADO EM 1726. 
Ele nasceu de uma família rica e era um ativista antipapal na sua juventude em Romagna. Durante uma revolta popular ele acertou o santo Philip Benizzi na face quando São Benizzi tentava apaziguar os ânimos. Peregrino ficou tão estupefato com a forma que São Benizzi aceitou o soco e ofereceu a outra a face que mudou o seu estilo de vida.(alguns acham que foi o primeiro milagre de São Filipe Benizzi) 
ELE ENTROU PARA A ORDEM DOS SERVITAS EM SIENA, ESTUDOU, FOI ORDENADO E DEPOIS FOI PARA FORTI, ONDE FUNDOU UM NOVA CASA SERVITA. ELE TORNOU-SE FAMOSO PELA SUA AUSTERIDADE, FACILIDADE EM PREGAR, SANTIDADE, HUMILDADE E TORNOU-SE UM FAMOSO CONFESSOR, UMA FAMA QUE SE ESPALHOU RAPIDAMENTE, QUANDO ELE CUROU O SEU PÉ DE UM CÂNCER JÁ EM ESTADO MUITO AVANÇADO, OCORRIDO NUMA NOITE NA QUAL ELE TEVE UMA VISÃO DA VIRGEM. 
Na arte litúrgica da Igreja, Peregrino é em geral mostrado como um penitente com as mãos postas diante de uma imagem da Virgem Maria. Ele ainda é mostrado com uma bandagem no seu pé e ainda é mostrado com São Filipe Benizzi ou ainda como um Servita segurando um crucifixo. Ele é muito venerado em Forti e Siena e é invocado contra o câncer e problemas nos pés. 
EM AÇÃO DE GRAÇAS POR GRAÇA ALCANÇADA, LIVRANDO-ME DO CÂNCER 
O Dia de São Peregrino Laziosi é celebrado em 4 de maio em homenagem ao padroeiro dos doentes de câncer (é costume ser lembrado por seus devotos, no dia 4, de cada mês) São Peregrino ou São Pelegrino nasceu no ano 1260 em Forlì, uma comuna da Itália. Sua família era rica e compartilhava de um sentimento anticlerical, assim como a maioria da população dessa cidade. Filipe Benício, um representante da Igreja Católica, foi enviado até o local para pregar a religião, que estava sendo bem recebida pela população. No entanto, nessa época Peregrino fazia parte de um grupo de arruaceiros que expulsou o frade Filipe de lá e ele chegou a bater na face do religioso. O frade perdoou o Peregrino no mesmo instante, oferecendo-lhe a outra face para bater, o que o deixou cheio de remorso e o fez ir até o frade mais tarde para desculpar-se. A partir daí Peregrino não desejou mais andar com os antigos amigos arruaceiros e seguiu a sua vida se dedicando às orações. Relatos contam que a Virgem Maria apareceu para Peregrino e falou para ele ir até a comuna de Siena, na Itália, onde ele se juntaria aos "Servos de Maria", os servitas. Peregrino foi até lá e se penitenciou por todos os seus pecados. Uma das penitências que ele estipulou para si mesmo foi sempre permanecer de pé em todas as ocasiões em que normalmente as pessoas se sentam. Por causa disso, ele passou 30 anos de sua vida sem sentar-se o que lhe provocou varizes e, algum tempo depois, câncer em suas pernas e pés. Apareceram chagas nos pés de Peregrino que ficaram tão dolorosas que os médicos decidiram amputá-los. No entanto, na noite anterior à cirurgia, Peregrino orou por horas aos pés do crucifixo e teve uma visão de que Jesus tocava-lhe os pés enquanto ele dormia. Na manhã seguinte, Peregrino acordou totalmente curado e é por esse motivo que ele é considerado o santo padroeiro dos enfermos com câncer. São Peregrino Laziosi faleceu em 1 de maio de 1345, aos 85 anos de idade. Ele foi canonizado em 27 de dezembro de 1726, pelo Papa Bento XIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário