quarta-feira, 14 de outubro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Recebei o Espírito Santo!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
A festa de Pentecostes
é o coroamento da celebração do Mistério Pascal de Cristo. A palavra Pentecostes significa 50 dias. Os judeus, 50 dias depois da Páscoa da libertação do Egito, têm o grande encontro no qual fazem a aliança com Deus, tornam-se povo escolhido, recebem a dom da Lei e são os depositários de todas as promessas que se cumprirão em Cristo. 
A festa de Pentecostes dos cristãos, 50 dias depois da Páscoa, celebra a descida do Espírito Santo, momento em que se sela a libertação trazida pela morte e ressurreição de Jesus, originando o novo povo nascido de seu lado aberto de onde jorrou sangue e água. 
A Palavra de Deus desta celebração proclama a grande missão do Espírito Santo: formar de todos um só corpo. A Igreja não é somente um ajuntamento de pessoas que acreditam e amam. É a união espiritual de todos que forma um só corpo com Cristo. Esta união em um único corpo tem muitas imagens na experiência da Igreja. A missão do Espírito não é primeiramente distribuir dons, mas, reunir os fiéis e colocar os dons pessoais a serviço do bem comum do Corpo de Cristo que é a Igreja, o povo de Deus. 
Este dom de conduzir todos à unidade é o fundamento da reconciliação de que nos fala o evangelho. Jesus ressuscitado dá o Espírito como primeiro dom da Ressurreição: “soprou sobre eles e disse: ‘recebei o Espírito Santo, a quem perdoardes os pecados, os pecados serão perdoados’” (Jo 20,30). Esta reconciliação é o resultado da paz: “Eu vos dou a paz!” A reconciliação faz a unidade de povo de Deus provindo de todos os povos, como nos narram os Atos dos Apóstolos na primeira leitura. Todos entendiam na sua língua, o que os apóstolos falavam. Que língua era esta? Era a língua do amor. Este é o grande dom, o grande carisma, o grande milagre: de todos os povos criar uma unidade de linguagem. Agora se fala a língua do Espírito, o amor. Os outros dons são para o bem comum do Corpo de Cristo, gerado pelo Espírito. 
A festa de Pentecostes tem uma bela oração: “Renovai hoje na vossa Igreja, pelo dom do Espírito, os prodígios que vosso amor realizou no início da pregação do evangelho”. A Igreja é sempre nova, o Espírito é sempre o mesmo para todos os tempos. Um dos dons que o Espírito dá à Igreja è a reconciliação que conduz à unidade. Esta unidade tem por cabeça e centro o Cristo no seu corpo glorificado, mas ainda chagado na pessoa dos seus irmãos. Nossa contribuição para a construção desta unidade é a colocar nosso dom a serviço do bem comum de todos. O primeiro passo é minha pessoa, o segundo são os dons e qualidades pessoais. Assim se constrói este belo Corpo de Cristo, assim se tem a unidade, assim recebemos a reconciliação com Deus e com os outros que, como cada um de nós a felicidade das bem-aventuranças.
(Leituras:Atos dos Apóstolos 2,1-11; 
2 Coríntios 12,2-7.12-13; João 20,19-23.) 
Homilia da Vinda do Espírito Santo
EM 12 DE MAIO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário