segunda-feira, 19 de outubro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Construindo nossa casa”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Terminado o Tempo Pascal
, reiniciamos o Tempo Comum, celebrando hoje o 9º domingo. Retomamos a leitura do evangelho de Mateus encerrando o Sermão da Montanha. A Palavra de hoje é como que uma conclusão e síntese de tudo o que Jesus propôs como caminho do cristão: ouvir a Palavra e colocá-la em prática. Esta escolha é uma bênção, pois coloca-nos sobre a rocha segura que agüenta todos os embates da vida. Esta é a fé que se baseia não em práticas vazias, mas numa opção de vida. Obedecer à proposta da Palavra proclamada por Jesus é uma bênção, é uma casa construída sobre a rocha. Não obedecer é uma maldição, é uma casa construída sobre a areia. 
No sermão da Montanha conhecemos o coração da pregação de Jesus. Neste texto estão indicadas as condições fundamentais para o viver autêntico. O que vive estas condições está ouvindo a Palavra de Deus e colocando em prática, como requer o evangelho. Estará construindo sobre a rocha. Que rocha é está? “O Senhor é minha rocha”, diz o salmo 18,2. Ouvir a Palavra e a pôr em prática é extremamente importante para vida cristã. É necessário estar atentos ao que Deus nos comunica e, ao mesmo tempo, ser coerente e colocá-lo em prática. A primeira leitura chama a atenção para a obediência aos mandamentos. Obedecer, abrir os ouvidos, envolvendo todo nosso interior na verdade comunicada. A leitura continua dizendo que não se deve deixar o caminho que está sendo indicado. Não basta saber, é preciso mostrá-lo através das obras. Jesus diz: quem ouve minhas palavras e as põe em prática, este constrói sobre a rocha. 
Nestas duas palavras, ouvir e por em prática, há um elemento mais profundo: Primeiro escutar e depois realizar as obras . Isso leva a não agir segundo o próprio gosto mas buscando a medida e o gosto de Deus. Quem não está disposto a antes escutar, como fez Maria e não Marta, será censurado. Nenhuma ação cristã deve ser feita sem ter passado, antes, pela contemplação. Escutar significa também estar atento ao modo Jesus. Em tudo Jesus colocava a referência ao Pai. Quer sempre fazer a vontade do Pai. Seja feita a vossa vontade, rezamos no Pai Nosso.
Decidir-se por Deus é escolher a bênção. Esta bênção é aquela fortaleza sobre a qual construímos nossa casa inabalável. Maldição é construir sobre os próprios desejos. Isso leva à ruína. Deus faz todos nossos desejos quando fazemos todos os seus. Assim estaremos bem, pois Ele só quer nosso bem, diz Santo Afonso. Para viver esta Palavra, basta torná-la parte de nossa busca no dia a dia. Na vida das comunidades, a junção do ouvir e agir é uma questão de vida e morte. Sem a audição da Palavra somos ativistas. Se não agirmos somos inúteis e não seguimos o impulso redentor que a Palavra nos injeta. 
(leituras: Deuteronômio 11,18.26-28.32;
Romanos 3,21-25a.28; Mateus 7,21027) 
Homilia do 9º domingo do Tempo Comum 
EM JUNHO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário