sábado, 10 de outubro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Chamados na Esperança a participar da glória”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Quarenta dias
depois da Ressurreição, Jesus sobe ao Céu. O Mistério Pascal de Cristo que celebramos inclui a Ascensão ao Céu e a vinda do Espírito Santo. Estas celebrações são uma única realidade em Cristo. Mas a Ascensão de Cristo não é somente um fato dele, mas nosso, pois formamos um só corpo com Ele. Se formarmos um só corpo com Ele, também participamos com Ele de sua glória. 
Jesus conduz os discípulos a Betânia e, como descera na encarnação como um orvalho, agora sobe ao Pai como um agradável odor. Entra na glória do Pai depois de enviar os discípulos a continuar sua missão fazendo discípulos e batizando. Subindo ao Céu não se faz um objeto de saudade, mas de uma presença constante diante do Pai por nós e diante de nós como presença do Pai continuando sua missão através do Espírito que nos enviou de junto do Pai. Jesus sobe aos Céus, e os discípulos continuam olhando para o alto. Dois Anjos avisam que a vida continua aqui na terra com a presença de Cristo no meio de nós através de seu Espírito. Ele vai se desvelar por nós como vemos na segunda leitura. Conhecemos assim nossa chamada, a glória que nos espera, a herança que nos cabe, o seu extraordinário poder em nós. A vida do cristão não fica à deriva, mas tem um caminho seguro: sua união com Cristo. Ele nos faz seu corpo. Ele é a cabeça e nós os membros. Participamos de sua plenitude. Isso significa que estamos com Ele na glória, pois Ele é nossa cabeça. Ele está presente em nosso meio, pois somos seu corpo. Podemos dizer: chamados na esperança a participar de sua glória. Toda humanidade já se encontra em Deus a partir da Ascensão de Jesus. O processo de santificação não é tanto de uma conquista, mas o acolhimento de um dom. Esta é a missão que temos: despertar as pessoas para a riqueza do dom que possuem em Cristo. Três dimensões de nossa vida cristã podemos colher desta festa da Ascensão. A primeira é nossa condição de habitantes do Céu. A segunda é nossa realidade humana sobre a terra marcada pela missão de evangelização. A festa da Ascensão se refere diretamente a nós, juntamente com Cristo. Fazemos parte de seu corpo, de sua vida, de sua glória junto do Pai. Já estamos com Ele no Céu. A terceira dimensão é a nossa condição terrena. Não é um defeito, mas um compromisso: somos co-responsáveis, como corpo de Cristo, em implantar no mundo o seu reino de justiça amor e paz. 
Cabe a nós agregar outros através da evangelização: anunciar que Cristo é o centro, o salvador, o caminho, a verdade e a vida. Sem Cristo não existe cristianismo. Sem evangelização não existe Igreja. Contemplamos Cristo na glória e anunciamos através da palavra e dos sinais sacramentais. O Corpo de Cristo se faz visível nos sacramentos. Recebendo-os, nós nos unimos a Ele e nos tornamos sua presença no mundo. 
(Leitura: Atos, 1,1-11;
 Efésios, 1,17-23; Mateus 28,16-20)
Homilia da Ascensão do Senhor
EM MAIO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário