sexta-feira, 4 de setembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Hum! Que sabor gostoso!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Ouvimos o Sermão da Montanha, onde Jesus proclamou felizes aqueles que vivem o espírito do evangelho. Este espírito não é um espiritualismo de frases feitas ou de gestos vazios. É uma vida. É uma atitude que nasce da escolha de Cristo no seu mistério de vida, missão, morte e ressurreição. Esta vida não é uma questão individual, mas tem a ver com o mundo que nos cerca. Deus nos fez comunhão. 
Jesus compara o cristão no mundo ao sal e à luz. O sal dá gosto e sabor ao mundo onde está. Ser sal para os outros é dar gosto de viver. Viver com o verdadeiro cristão é muito gostoso. Por isso os pagãos diziam dos cristãos: vede como se amam. Vivência que atraia. O cristão é luz do mundo. Sua vida e obras dão luz às realidades que nos cercam. Não só mostra as realidades, mas faz entender seu sentido. Faz ver claras as coisas materiais e espirituais. Ele é um modelo de como devemos ser. Por isso Jesus diz que vai ser colocado no alto para iluminar e mostrar os caminhos. O motivo desta iluminação é sua união com Cristo. A luz é o sentido da inteligência e da sabedoria de Deus. 
Por isso, ao sentir a presença do cristão no mundo, podemos dizer: ‘Que sabor gostoso estamos sentindo’. Esta presença dá sabor e gosto para viver. Se o cristão não tem o espírito das bem-aventuranças ele sal e de dar sabor. Ele se torna uma areia inútil. Não servirá para nada. O sal tem a função de conservar e preservar da corrupção. O sal também vai arder nas feridas do pecado para tirar toda podridão. Vai salgar a corrupção do mundo político, econômico e social. Quando o cristão é luz e é sal? Justamente quando vive o espírito das bem-aventuranças. Ele será luz se viver como Jesus vivia o caminho da verdade, da justiça e do amor. 
A luz e o sal não são para si mesmos, mas para temperar e iluminar os outros. Deste modo o cristão, pela vivência do evangelho, sai de seu mundinho para ser para os outros. O profeta Isaias na primeira leitura diz: “reparte o teu pão com o faminto, acolhe em casa o pobre e peregrino. Quanto encontrares um nu, cobre-o. É esta atitude que vai fazer tua luz brilhar, tua saúde se recuperar, tua oração ser ouvida e a tua escuridão se tornar luz do meio dia” (Is 58,7-10).São as atitudes concretas que nos farão sal e luz. Este poder de vida vem do encontro com Cristo, como diz Paulo em 1Coríntios 2,1-5. Paulo foi luz e sal porque vivia a simplicidade de Cristo e Cristo crucificado. O bem que fazemos, mesmo que seja oculto e humilde, sempre será uma luz, porque nossos males podem ficar escondidos, mas não conseguimos esconder o bem e a luz que estão em nós.
(Leituras;Isaías58,7-10;1Coríntios,2,1-5;Mateus5,13-16) 
Homilia do 5º Domingo Comum(08.02.2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário