segunda-feira, 10 de agosto de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “O Reino de Deus em perigo”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Quando falamos das realidades celestes, usamos termos bonitos, pomposos que na realidade não chegam a ser compreendidos. Por exemplo: Eu pessoalmente uso muito “o mistério de Jesus”. Uma pessoa perguntou-me: Mas o que é mistério de Jesus? Explicando podemos dizer: sua vida, seu ensinamento, sem exemplo, sua morte, ressurreição e ascensão junto ao Pai, sua união conosco. Por que a gente não fala direto? 
Além da dificuldade das palavras, podemos dar uma má explicação através de nossa vida e de nossas opções. Assim estamos colocando em perigo o Reino de Deus. Mas o que é Reino de Deus? Reino de Deus é sua presença que lentamente vai transformando as realidades terrestres naquela queridas por Deus. Reino de Deus, dizia Jesus está no meio de nós. Assim, por exemplo, só podemos crer na presença deste Reino a partir de uma vida cristã que mostre na prática os efeitos desta presença. Não basta falar do Reino, mas é preciso que haja uma correspondência de vida. 
Quem faz mal ao Reino de Deus? Quando vivemos os ensinamentos de Jesus pela metade. Eu creio em Deus, mas admito aborto, divórcio, exploração dos pobres, injustiças sociais, violência, agressividade etc...Gostamos de alguns textos da bíblia e deixamos de lado aqueles que nos fariam mudar de vida. Religião feita à minha imagem. 
São perigosos para o Reino de Deus o que tem uma religião só de casca, mas no seu interior este Reino não penetra. Não basta também fazer uma religião de exterioridades. Os que vivem uma religião de casca sem envolver a vida numa conversão permanente. Não adianta uma religião que não chegue à pratica pessoal e à vida em sociedade. O Reino não é fazer um grupinho separado, mas ser fermento na massa.
São destruidores do reino de Deus os que não sabem viver o amor aos abandonados e pobres, prediletos de Jesus. Jesus é o modelo e o inspirador de nossa vida. Assim, temos que ter seus sentimentos e sua mentalidade fazendo o que ele fazia. Deste modo o endereço e a prova dos noves fora de nossa fé é nosso amor aos pobres, fracos, doentes, humilhados, machucados pela vida, pelos males de nossa sociedade, prisioneiros de tantos vícios e pecados etc...Qual é o código que nos julgará no fim do mundo? Tive fome e me destes de comer? Tive sede e me destes de beber? Era forasteiro e me acolhestes? Estava nu e me vestistes, doente, prisioneiro e me fostes visitar? Vemos às vezes em nossos grupos tantos cânticos, gritos de louvor e não vemos a caridade. A que serve tudo isso? 
O Reino de Jesus é um reino de verdade e de vida, de justiça, de amor e de paz. Se vivermos isso poderemos dizer que não somos perigo para o Reino de Deus. Assim, mesmo os não cristãos ou não católicos poderão viver o Reino de Deus se realizam este programa. Nós católicos e outros grupos cristãos temos uma responsabilidade grande de colocar em prática este programa para termos a serenidade de estarmos neste Reino. 
27 DE NOVEMBRO DE 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário