segunda-feira, 8 de junho de 2020

EVANGELHO DO DIA 8 DE JUNHO

Evangelho segundo São Mateus 5,1-12. Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-no os discípulos, e Ele começou a ensiná-los, dizendo: 
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. 
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 
Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a Terra. 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. 
Bem-aventurados sereis quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. 
Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa. Assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João-Maria Vianney
(1786-1859)presbítero,
Cura de Ars 
Pensamentos Seletos 
Uma alma pura tem enorme poder 
Não há coisa tão bela como uma alma pura. Quem o compreender, tudo fará para não perder a pureza. Uma alma pura é como uma pérola de grande beleza: enquanto está escondida dentro da ostra, no fundo do mar, não é admirada por ninguém; mas, quando é mostrada à luz do sol, brilha e atrai o olhar. A pureza vem do Céu; temos de pedi-la a Deus. Se Lha pedirmos, Ele conceder-no-la-á. E temos de ter o cuidado de não a perder. Para tal, fechemos o coração ao orgulho, à sensualidade e a todas as outras paixões. Meus filhos, não imaginais o poder que tem uma alma pura aos olhos de Deus: ela obtém tudo o que quer. Uma alma pura é, diante de Deus, como um filho diante de sua mãe; Deus acaricia-a e beija-a, como faz a mãe a seu filho. Três coisas há que nos permitem manter a pureza: a presença de Deus, a oração e os sacramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário