terça-feira, 2 de junho de 2020

2 DE JUNHO - APÓSTOLO DOS EMIGRANTES - SANTA BLANDINA - SANTOS PEDRO E MARCELINO

João Batista Scalabrini (1839-1905) – Esta era sua filosofia de vida: «dar-se tudo a todos»... Em 1876, com apenas 37 anos, foi nomeado bispo de Placência. Nos seus 35 anos de trabalho pastoral visitou pelos menos cinco vezes as 365 paroquias da diocese. Era a epoca das emigrações para as Américas. Ele não podia ficar insensível a esses problemas. Impressionado com a multidão que viu um dia embarcar na estação de Milão, fundou a Congregação dos Missionários e Missionárias de São Carlos para cuidar dos emigrantes. Foi beatificado em 1997. 
SANTA BLANDINA -Foi uma das muitas vítimas. Era empregada doméstica e escrava. Querendo demovê-la de suas idéias cristãs, submeteram-na a torturas horríveis durante um dia inteiro. Blandina, embora fraca e doentia, resistiu heroicamente. A tradição teceu muitas histórias em torno de Blandina. Foi levada ao anfiteatro, amarrada num tronco e deixada ao sabor de animais ferozes que, em vez de devorá-la, deitaram-se mansamente aos seus pés. Após muitas torturas foi passada a fio de espada. Mais uma vez Deus confundiu os fortes através dos fracos. 
PEDRO E MARCELINO - A notícia mais antiga do seu martírio nos foi transmitida pelo Papa Dâmaso (+384), que a recolheu da boca do próprio carrasco. Segundo o Papa, o juiz determinara que os dois mártires fossem decapitados no meio da mata para que suas sepulturas ficassem ocultas. Levados para o lugar do suplício, tiveram que preparar sua sepultura com as próprias mãos. Ali ficaram seus corpos, até que a piedosa dona Lucilla, tendo sabido do aconteci do, apressou-se em transferi-los para um lugar mais decente.

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO
REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER
MISSIONÁRIO REDENTORISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário