terça-feira, 19 de maio de 2020

EVANGELHO DO DIA 19 DE MAIO

Evangelho segundo São João 16,5-11
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: "para onde vais?". Mas por Eu vos ter dito estas coisas, o vosso coração encheu-se de tristeza. No entanto, Eu digo-vos a verdade: é do vosso interesse que Eu vá. Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, Eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento: do pecado, porque não acreditam em Mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; do julgamento, porque o príncipe deste mundo já está condenado». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Teresa Benedita da Cruz
(Edith Stein) (1891-1942) 
carmelita, mártir, co-padroeira da Europa 
Poesia Pentecostes 1937
«É do vosso interesse que Eu vá. 
Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós» 
Quem és Tu, doce luz que me preenche e que ilumina as trevas do meu coração? 
Serás o Mestre da obra, o construtor da catedral eterna, que se eleva da Terra até ao céu? 
Tu dás vida às colunas que se erguem, altas e aprumadas, sólidas e imutáveis (Ap 3,12); que, marcadas pelo selo do nome divino e eterno, se erguem na direção da luz, suportando a cúpula que remata e coroa a santa catedral, obra tua que abarca o universo inteiro: Santo Espírito, mão de Deus criador!
Serás o suave cântico do amor e do respeito sagrado que ecoa sem fim à roda do trono da Trindade santa (Ap 4,8), sinfonia em que ressoa a nota pura emitida por cada criatura? 
O som harmonioso, o acorde unânime dos membros e da Cabeça (Col 2,19), em que cada um, na plenitude da alegria, descobre o sentido misterioso do seu ser e o deixa jorrar, num grito de júbilo libertado, ao participar na tua manifestação: Santo Espírito, regozijo eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário