terça-feira, 7 de abril de 2020

7 DE ABRIL - DEFENSOR DO ENSINO E DOS PROFESSORES

Foi o francês São João Batista de La Salle (1651-1719). Nasceu com a vocação para o ensino. Mas a mentalidade da época não favorecia. As escolas eram poucas e abandonadas. Nelas reinava a desordem e a ignorância. Os professores eram mal pagos e pouco reconhecidos. Por isso muita gente ficou com dó: 
-“João não conhece “o abacaxi” que vai pegar. Vai se decepcionar”.
Nada, porém, o fez desanimar. Reuniu doze companheiros e fundou a “Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs”, conhecidos hoje como Irmãos Lassalistas. Não faltaram dificuldades de todo o tipo. Talvez por isso mesmo, os doze discípulos multiplicaram-se e se espalharam pelo mundo inteiro. La Salle revolucionou o ensino da época e lhe deu um cunho educativo. Insistia mais no carinho do que nos gritos e surras. Uma das inovações foi a supressão da língua latina, já porque essa língua estava ficando cada vez mais distante do povo. Foi um dos primeiros a fundar uma escola para as crianças pobres.Morreu em 1719, deixando-nos esse precioso auxílio para a Pastoral da juventude que são os Lassalistas.  
Oração: Dá-nos, Senhor, um pouco das virtudes que São João Batista de la Salle inculcava em seus mestres e alunos: Seriedade e silêncio, discrição e prudência, sabedoria e paciência, reserva e bondade, zelo e vigilância, piedade e generosidade. Amém.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO
REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
http://www.boletimpadrepelagio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário