Santo Henrique de Uppsala (Pyhä Henrik ou piispa Henrik em finlandês, Biskop Henrik ou Sankt Henrik em sueco, Henricus em latim; morreu supostamente em 20 de janeiro de 1156 1 ) foi um clérigo medieval inglês. Ele foi para a Suécia com o Cardeal Nicholas Breakspeare em 1153 e, provavelmente, foi designado para ser arcebispo de Uppsala, mas a província eclesiástica independente da Suécia só pôde ser estabelecida em 1164, após a guerra civil acabar, e Henrique teria sido enviado para organizar a Igreja na Finlândia, onde os cristãos existiam já há pelo menos dois séculos. De acordo com lendas, ele entrou na Finlândia junto com o rei Santo Érico da Suécia e morreu como mártir, tornando-se uma figura central para a Igreja Católica local. No entanto, a autenticidade dos relatos de sua vida, ministério e morte são amplamente contestados. Junto com seu suposto assassino, Lalli, Henrique continua sendo uma das pessoas mais conhecidas do princípio da história da Finlândia. Sua festa é celebrada pela Igreja Católica da Finlândia, além de ser comemorada em várias denominações protestantes, como as igrejas de orientação anglicana.
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Vita e miracula
A lenda da vida do Bispo Henrique, ou sua Vita, foi escrita no final do século XIII. Ela contém poucas informações concretas sobre ele. Diz ter sido um bispo inglês nascido em Uppsala na época do rei Santo Érico da Suécia, em meados do século XII, governando o reino de paz com o rei na celestial coexistência. Érico e Henrique foram obrigados a enfrentar e combater a ameaça dos finlandeses não-cristãos. Depois de terem conquistado a Finlândia, batizaram povo e construíram muitas igrejas, o rei vitorioso voltou para a Suécia, enquanto Henrique ficou com os finlandeses, mais disposto uma viver a vida de pregador do que a de um alto bispo. A lenda leva à uma conclusão de como Henrique tentou dar uma punição canônica a um assassino. O homem acusado se enfureceu e matou o bispo, que acabou sendo considerado um mártir. A lenda enfatiza que Henrique era um bispo de Uppsala, e não Bispo da Finlândia3 , que se tornou uma reivindicação convencional, e, mais tarde, também pela própria igreja Ele ficou na Finlândia por pena, mas nunca foi nomeado como bispo de lá. A lenda não indica se houve bispos na Finlândia antes de seu tempo ou o que aconteceu depois de sua morte, e nem sequer menciona seu sepultamento. A Vita é tão desprovido de qualquer informação concreta sobre a Finlândia que poderia ter sido criado em qualquer lugar O latim é escolástico e a gramática é, em geral, excepcionalmente boa. O Vita de Henrique é seguido pelo miracula, uma lista de onze milagres que várias pessoas disseram ter experimentado em algum momento após a morte do bispo. Com a exceção de um padre de Skara (Suécia), que havia tido uma dor de estômago após zombar de Henrique, todos os milagres parecem ter ocorrido na Finlândia. Os outros milagres geralmente ocorreram após a realização da oração a ele, e foram eles: O assassino perdeu o couro cabeludo quando ele colocou o chapéu do bispo em sua cabeça O dedo do Bispo foi encontrado na primavera posterior Um menino foi ressuscitado dentre os mortos em Kaisala Uma menina foi ressuscitada dentre os mortos em Vehmaa Uma mulher doente foi curada em Sastamala Um franciscano, chamado Erlend, foi curado de sua dor de cabeça Uma mulher cega voltou a enxergar em Kyrö Um homem com uma perna paralisada pôde andar novamente em Kyrö Uma menina doente foi curada Um grupo de pescadores de Kokemäki sobreviveu a uma tempestade A maioria das versões da lenda de Henrique inclui apenas uma seleção desses milagres.
Desenvolvimento da lenda
Desenvolvimento da lenda
Henrique e sua cruzada rumo à Finlândia também fazem parte da lenda do Rei Érico. No entanto, a versão mais antiga sobrevivente da lenda de Érico é de cerca de 1270, ainda não há informações de Henrique nem de sua cruzada. O apêndice do início do século XIII Västgötalagen, que tem uma breve descrição de obras memoráveis de Érico, também não faz nenhuma referência a Henrique ou a cruzada. Ambos só estão completamente presentes em apenas uma versão da lenda de Érico, datada de 1344. Semelhanças no conteúdo factual e fraseologia sobre os eventos comuns indicam que qualquer uma das lendas teria agido como modelo para a outra8 lenda de Henrique, e é comumente considerado como tendo sido escrita nas décadas de 1280 ou 1290, o mais tardar, para a consagração da Catedral de Turku em 1300, quando seus supostos restos mortais foram trazidos de Nousiainen, uma paróquia, não muito longe de Turku. No entanto, mesmo sendo da década de 1470, a lenda da cruzada não é citada na Chronica Gothorum Regni, uma crônica da história da Suécia, escrita por Ericus Olai, cônego da catedral de Uppsala. Merece destaque no desenvolvimento da lenda a eleição canônica do primeiro bispo de Turku, chamado Johan (1286-1289) de origem polonesa, foi eleito como arcebispo de Uppsala em 1289, após três anos no cargo em Turku. Os bispos suecos da Finlândia11 anteriores a ele, Bero, Ragvald e Kettil, aparentemente teriam sido selecionados pelo próprio rei da Suécia. Relacionada à nova situação também foi a nomeação de Bento, irmão do rei como duque da Finlândia em 1284, que desafiou a posição do bispo como única autoridade sobre os assuntos locais. Johan teve como seguidor, em Turku, Bispo Magnus (1291-1308), que havia nascido na Finlândia.
Veneração
Apesar do perfil de culto de Henrique, levou mais de 100 anos para a veneração do santo ganhar aceitação generalizada em toda a Suécia. Desde 1344 não há relíquias do bispo na Catedral de Uppsala. De acordo com um biógrafo dele, sua veneração era rara fora da Diocese de Åbo (também chamada Diocese de Turku) ao longo do século XIV. A Abadia de Vadstena, localizada perto de Linköping, parece ter desempenhado um papel fundamental na criação da lenda de Henrique em outros lugares da Suécia no início do século XV. Henrique nunca chegou a receber a mais alta veneração totum duplex em Uppsala, nem foi considerado patrono de igrejas dali, mesmo tendo estado tanto em Turku e Nousiainen No final da era católica na Suécia, Henrique já tinha uma devoção estabelecida como santo local. Henrique parece ter sido conhecido no norte da Alemanha, mas muito ignorado no resto do mundo católico. No Bispado de Turku, o dia da festa anual de Henrique era 20 de janeiro (em finlandês: talviheikki, ou Inverno Henrique), de acordo com as tradições do dia de sua morte. Em outros lugares o memorial foi já realizado em 19 de janeiro.16 Após a Reforma Protestante, o Dia de Santo Henrique foi transferido para o 19 novamente na Finlândia A existência do dia da festa é mencionada pela primeira vez em 1335, e é conhecido por ter sido marcada no calendário litúrgico a partir do início do século XV. Outro memorial foi realizado em 18 de junho (kesäheikki, literalmente Verão Henrique), que foi o dia da trasladação de suas relíquias para a catedral de Turku O Omnes Gaudeamus ("Alegremo-nos"), um canto gregoriano, introito para a Missa, em homenagem a Henrique, sobreviveu na liturgia desde os séculos XIV e XV.
Tradições populares
Dentre as muitas tradições folclóricas acerca de Henrique, a mais proeminente é o poema popular "Hino da Morte do Bispo Henrique" (Piispa Henrikin surmavirsi). O poema quase ignora completamente a vida e o ministério de Henrique, concentrando-se em sua morte. Origens De acordo com o poema, Henrique teria crescido na Terra do Repolho (Kaalimaa), informação que tem intrigado os historiadores finlandeses por séculos. O nome pode ser ligado a uma área costeira no norte da Finlândia Própria, chamada Kalanti, também mencionada em conjunto com um pregador em Vesilahti, Satakunta. O bispo Mikael Agricola escreveu em seu Se Wsi Testamenti, de 1548, que os primeiros colonos suecos da Finlândia vieram a partir de Gotland, para as ilhotas na costa de Kaland, sendo assediado por finlandeses e buscando ajuda de seus parentes na Suécia. Também tem-se sugerido que o nome pode estar relacionado ao gaélico, embora a lenda o dê como um nativo inglês As tradições populares não contêm qualquer informação sobre a cruzada. O Rei Érico da Suécia é mencionado brevemente no prefácio do hino de morte de Henrique. Henrique é visto como um pregador solitário que veio do sudoeste da Finlândia, mais ou menos por conta própria.1 A cidade de Kokemäki é frequentemente mencionada nas tradições como um lugar onde Henrique costumava pregar.
Morte e enterro
A versão de de seu famoso poema de hoje é diferente da original. O assassino do bispo foi chamado Lalli. A esposa de Lalli, Kerttu, afirmou falsamente a ele que ao sair da mansão, seu convidado ingrato, Henrique, viajando por conta própria em pleno inverno, tinha sem permissão ou recompensa, por meio da violência, roubado alimentos: bolo do forno e cerveja da adega para si, e feno para seu cavalo, deixando nada além de cinzas. Isso teria enfurecido Lalli, que então pegou imediatamente seus esquis e foi em busca do ladrão, finalmente perseguindo Henrique sobre o gelo do Lago Köyliönjärvi, e o matou no local com um machado. Lalli então roubou o chapéu do homem santo, chamado de mitra, e colocou-o sobre a sua cabeça. Quando a mãe de Lalli o questionou onde ele havia encontrado o chapéu, ele, ao tentar tirá-lo da cabeça, arrancou junto o couro cabeludo. Lalli, em seguida, teve uma morte dolorosa. A versão do século XVII comenta o seguinte: “ Agora o bispo está na alegria, Lalli no mal tortura. O bispo canta com os anjos, Executa um hino alegre. Lalli está esquiando no inferno. Seu esqui esquerdo desliza por aí. Em meio à fumaça espessa de tortura. Com seu pessoal ele fere: Os demônios o atormentam cruelmente. No sufoco do inferno Eles atacam sua alma penosa. ” Em algumas versões do poema, consideradas mais antigas, a arma de Lalli era uma espada. O machado foi a arma do crime de Santo Olavo, que foi muito popular na Finlândia, e pode ter influenciado a lenda de Henrique. No entanto, Lalli não é retratado como um membro da classe alta, portanto, é improvável que ele possuía uma arma cara como uma espada, sendo o machado uma escolha historicamente mais provável para o assassinato do santo. Antes de sua morte, Henrique instruiu o cocheiro a reunir as partes de seu corpo em um pano azul amarrado com barbante, e colocá-lo em uma carroça puxada por um cavalo. Quando o garanhão quebrasse, devia substituí-lo por um boi, e quando o boi parasse, neste lugar deveria ser construída uma igreja, e onde os restos mortais de Henrique deveriam ser enterrados. Tradições populares medievais enumeram outros infortúnios que teriam ocorrido a Lalli após a morte do santo bispo, como afogamento em um lago.
Fonte: https://pt.wikipedia.org
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