sábado, 19 de outubro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Montando nosso presépio”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
1960. Um pouco de história 
Nos países católicos ainda se conserva a tradição de montar presépios. As igrejas, as casas, as ruas, os shoppings criam maravilhas. Havia belos presépios nos shoppings. Mas... Deixaram só os papais Noéis e as mamães Noelas. De Jesus nada. Em países que foram cristãos, apagaram até esses, ficando só a celebração de final de ano. Na Itália se conserva a tradição, pois Nápoles é a terra dos presépios. Maravilhosos! São Francisco, em 1223 fez o primeiro presépio vivo. Fez em uma gruta, pois eram proibidas representações nas igrejas. Ele quis facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. Mais tarde Giotto fez a pintura. A partir daí se deu início às representações do presépio. O que havia antes? Temos que ter como fundamental a memória da celebração que não usa imagens, mas a Memória do Mistério da Encarnação na celebração. Ali está vivo, tão vivo quanto Jesus continua Vivo. Por que celebramos o Natal se Jesus já morreu e Ressuscitou? Temos que compreender que o ensinamento cristão católico diz que celebrar é tornar presente. É o mesmo que a Eucaristia. Jesus não nasce nem morre de novo. Pela celebração, nós é que participamos do Mistério acontecido e agora acontece nos sinais sacramentais. Esse é o ensinamento. Não somente recordamos, vivemos no presente o que aconteceu com Jesus. Tudo o que aconteceu com Jesus permanece. Estamos mais presentes do que os que estavam ali ao lado, pois estamos presentes pela fé e não pela vista ou pelo toque. Na basílica de Sta. Maria Maior há um relicário contendo relíquias do berço (cocho) onde foi colocado Jesus. Ali está também a primeira representação do presépio em imagens. Anchieta usou o presépio vivo em 1552 para apresentar aos índios e colonos. 
1961. Fator educativo 
Seguindo o caminho de S. Francisco, usamos o presépio para, através de uma imagem, aproximar mais as pessoas do que foi o maior acontecimento da humanidade. É uma catequese que reúne muitos elementos num único quadro. Se formos detalhar os elementos e seu significado, percorremos muitos ensinamentos da S. Escritura, como as profecias, os textos narrativos dos evangelistas e os ensinamentos evangélicos. Não podemos ficar só na visão de uma cena. Nas pinturas orientais do nascimento de Jesus, estão todos os elementos em um só quadro. Não sabemos como aconteceu, então podemos passar as idéias através das imagens, pois sabemos o porquê. É educativo para as crianças, sobretudo, fazer que participem do momento, ajudando a fazer o presépio, e irem entendendo o sentido religioso para tirar um pouco do paganismo do papai-noel. É fraternidade, mas começa com Jesus que fez o primeiro presépio. Devemos salientar que o Papai Noel é uma expressão do presente que Deus nos deu em Jesus. 
1962. Desenvolvendo a fé 
Diante do Presépio fazemos uma oração silenciosa, pois, como escreve Saint-Éxupery, “quando o mistério é grande a gente não ousa desobedecer”. É um momento muito simples e rico de símbolos em que nos é oferecido o dom de Deus em seu Filho. Cremos que “Ele Se encarnou no seio da Virgem Maria”. Vamos a fundo nessas palavras de nossa fé e busquemos o alimento para nosso dia a dia. É o Filho de Deus que Se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. “Sendo Ele de condição Divina, não Se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens” (Fl 2,6-7). Fazer um presépio dentro de nós é abrir uma mina de riquezas para nossa vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário