segunda-feira, 8 de abril de 2019

“EU ACREDITO EM SANTO”

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO
REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER
REDENTORISTA
Mas existe gente que não acredita. Dizem que no céu não há nenhum santo, exceto Jesus Ressuscitado. Talvez haja algum mal-entendido com respeito à palavra “santo”. Vamos responder, parte por parte: 
1. Santos são aqueles que morreram na amizade com Deus e agora estão no céu. Muitos deles foram reconhecidos oficialmente pela Igreja. São os santos canonizados. Quem afirma que no céu não há nenhum santo, deverá concordar forçosamente que ao menos alguns estão no céu. Um deles, por incrível que pareça, é o bom ladrão. Jesus lhe disse no alto da cruz: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43). Igualmente o pobre Lázaro (Lc 16,20), o profeta Elias (2Rs 2,11). O próprio Deus disse que é santo “Sede santos como eu sou santo”. 
2 . Santos são também os que vivem aqui na terra, seguindo os Mandamentos do Senhor. São Paulo refere-se várias vezes a eles em suas Cartas. Um só exemplo: “Saudai todos os santos...” (Rm 16,15). Deus quer que todos sejamos santos (1Pd 1,16). 
3. Alguns podem confundir a pessoa do santo com sua imagem. Assim pensavam os pagãos a respeito de seus ídolos, no Antigo Testamento. Mas hoje ninguém é tão ingênuo para pensar semelhante coisa. - Imagem é a representação ou a imaginação de uma pessoa ou coisa que não vemos mas imaginamos. Daí vem a palavra imagem. Vejamos um exemplo: A pessoa que aparece na televisão é uma imagem. Quantas vezes ouvimos dizer: “A imagem do meu televisor não está boa hoje... A imagem do meu televisor está nítida...” Nem criança pensa que o locutor está dentro daquele caixote. 
4.Nós acreditamos que os santos já ressuscitaram e estão com Deus, vivos e ressuscitados. Somente sua imagem ou semelhança está no altar das igrejas, na parede de nossas casas. 
5. - Os santos servem de modelo e estímulo para nós. “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” (1Cor 11,1). - São nossos amigos e intercessores perante Deus. “Muito pode a oração do justo” (Tg 5,16).
Recomende este portal aos seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário