quinta-feira, 7 de março de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Comunidade cuida de sua casa”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
1699. Salvar o mundo como irmãos 
Continuamos nossa caminhada para a Páscoa. Nesta festa celebramos a libertação salvadora que Jesus nos fez e também nosso ingresso na comunidade dos que Deus chamou. Em sua entrega ao Pai, Jesus não somente nos dá a salvação, como salva o Universo, pois tudo caminha para Ele (Ef 1,9-10). O Universo participa da Ressurreição. Jesus faz parte, como homem que foi, assumindo em si todas as coisas. Como o homem e a mulher receberam a missão de cuidar do Paraíso, são também responsáveis pela restauração da terra. S. Paulo ensina que o pecado humano feriu o Universo (Rm 8,20). Como fomos salvos como povo, como povo vamos levar a graça de Cristo a todos. Pela redenção entramos em comunhão com a Trindade, vivendo sua vida e missão. Por isso, na Campanha da Fraternidade, refletimos sobre o tema da comunidade como lugar de aprendizado para cuidar do mundo, nossa casa. Sendo caminho da Páscoa, aprendemos que Jesus quer a colaboração de todos na salvação da humanidade, como teve Simão Cirineu para ajudar a carregar sua cruz. Sabemos quanto mal a ganância tem feito ao nosso mundo. Deus nos deu a terra para cuidar, não para ser dono. Ouvimos de muitos: ‘a terra é minha, eu comprei e eu faço dela o que quero’. Ou a indústria não se interessa por esses assuntos. O gado precisa de pasto. Assim vai se destruindo tudo. Tudo isso está bem expresso no desastre de Mariana. Tudo foi para o brejo: pessoas, casas, plantações, esperança. E os donos continuam tranquilos. As empresas acabam por ser perversas, inimigas do ser humano, amigas do lucro injusto. Uma empresa que suja a água tem que ser fechada. 
1700. Palavra que instrui 
Quando falamos de Palavra de Deus como instrutora, não é ficar repetindo textos como papagaio. Até o demônio sabe de cor a Bíblia. A Palavra é a Vida de Deus que vem a nós para instruir, discernir, orientar (Hb 4,12). Sendo que a Palavra é viva, pode dar Vida, pois Jesus está identificado com a Palavra. Ele é Palavra de Deus que se fez carne (Jo 1,14). Ela defende e promove a vida e cura as feridas. Jesus procurava o cuidado de todos. Vem em busca do que estava perdido, como na parábola da ovelha perdida (Lc 1,3-7). A Palavra nos instrui para aprender de Jesus a cuidar de todos. Na multiplicação dos pães Jesus disse que tinha pena do povo que não tinha o que comer, por isso multiplicou os pães. Assim, ter fé é ter o mesmo modo de Jesus agir, promover, prevenir e curar. São os pequenos gestos que farão a diferença. Ouvi alguém contar que a criança disse à mãe que fechasse a torneira senão o planeta iria chorar. Amanhã,saberá transformar esse pequeno gesto em ações. Mais que gestos, é importante a mentalidade. A Palavra de Deus ensina a amar. Amar tem muitos significados. É preciso sentir em si as pulsações da terra. 
1701. Rezar também resolve 
Não basta oração, é preciso ação. Por outro lado, Elias rezou e choveu depois de cinco anos de seca (1R 18.42-46). O cuidado com as necessidades deverá ser sempre acompanhado da oração, pois quem reza em nós é o Espírito Santo. Ele não é só para dons pessoais. Rezamos: “Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e renovareis a face da terra”. A oração da criança tem muito valor, pois é pura. Rezamos para que os corações sejam tocados e se livrem desse pecado que destrói. Lembremos que Deus veste os lírios e sustenta os passarinhos. O que não fará para seus filhos? Mas cobrará: tive fome e me deste de comer? Tive sede e me deste de beber? O que diremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário