Evangelho segundo São Lucas 10,1-9.
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.
E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho.
Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’.
E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco.
Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa.
Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem,
curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.
Tradução litúrgica da Bíblia
São Paulo VI (1897-1978)
papa de 1963 a 1978
Dircurso de 22/05/1970
São Cirilo e o alfabeto cirílico
Sentimo-nos muito felizes por [...] comemorar o grande São Cirilo, que, com seu irmão, São Metódio, é louvado, e com toda a justiça, como apóstolo dos eslavos e fundador da literatura eslava. Cirilo foi um grande apóstolo, que soube realizar de maneira notável o equilíbrio entre as exigências da unidade e a legitimidade da diversidade, com base num princípio tradicional e imutável: a Igreja respeita e assume todas as virtualidades, todos os recursos, todas as formas de vida dos povos aos quais anuncia o Evangelho do Senhor, purificando-os, fortalecendo-os e elevando-os. Deste modo, os santos Cirilo e Metódio conseguiram que a revelação de Cristo, a vida litúrgica e a vida espiritual cristãs se encontrassem «em casa» na cultura e na vida dos grandes povos eslavos.
Mas quantas dificuldades teve Cirilo de ultrapassar para levar a cabo semelhante obra! A sua penetração da língua e da cultura dos povos eslavos foi fruto de longos e perseverantes estudos, de uma contínua abnegação, servida por um génio pouco comum, graças ao qual esta língua e esta cultura foram dotadas do seu primeiro alfabeto. [...] Deste modo, colocou os fundamentos de um imenso desenvolvimento literário e cultural, que não deixou de se amplificar e se diversificar continuamente até aos nossos dias. [...] Que São Cirilo, o homem da tradição que continua a ser um exemplo para os homens nossos contemporâneos que se esforçam por se adaptar às mudanças que continuam a produzir-se, inspire o nosso empenho com vista à concórdia e à paz entre povos de diversas culturas e tradições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário