sábado, 16 de fevereiro de 2019

16 DE FEVEREIRO – ESCRAVO SANTO

Santo Onésimo era escravo de Filêmon. Tendo praticado um roubo, fugiu para Roma onde deve ter cometido alguma outra infração, pois foi preso. O castigo para os escravos recapturados era ter a letra "F" marcada em brasa na testa e para os ladrões era a morte. No cárcere conheceu o apóstolo Paulo, prisioneiro dos romanos. Ouvindo sua palavra, o escravo se arrependeu. Confessou sua culpa e foi perdoado. Assim, Onésimo se converteu e recebeu o batismo do próprio Paulo, que o enviou de volta para o seu amigo Filemon com uma carta.- Nessa carta Paulo pede que o receba como irmão e não como escravo. Onésimo chegou a ser bispo de Éfeso, e sofreu mais tarde o martírio em Roma, por apedrejamento. Por aí vemos que, desde os primeiros tempos, a Igreja lutou pela libertação dos escravos.Era escravo de Filêmon, cristão de Colossos. Tendo praticado um roubo e receando ser castigado, fugiu para Roma, onde foi convertido pelo Apóstolo São Paulo. Dedicou-se à pregação do Evangelho e foi bispo de Éfeso, sofrendo mais tarde o martírio em Roma, por apedrejamento. Leia mais detalhes na Carta de São Paulo Carta a Filemon.
Macário:– Viveu 60 anos no deserto. Foi ordenado padre a fim de celebrar para seus numerosos discípulos. Era de poucas palavras para não pecar pela língua. Foi desterrado para uma ilha de pessoas descrentes. Evangelizou-os e voltou para seu mosteiro.
Outros Santos deste dia: Elias, Jeremias, Isaias, Samuel e Daniel – Mártires em Cesáreia Marítima (+308). Voltavam da Turquia, onde estiveram com seus compatriotas cristãos submetidos a trabalhos forçados nas minas, quando foram presos e levados perante o governador Firmiliano e decapitados.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário