quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Santa Rosa Fan Hui, Virgem e mártir – 16 de agosto

Martirológio Romano: Na aldeia de Fannjiazhuang próximo de Wujiao na província de Hebei na China, Santa Rosa Fan Hui, virgem e mártir, que na perseguição desencadeada pelos sequazes da seita dos Boxers, coberta de ferimentos, foi lançada ainda vida no rio.

Uma catequista exemplar por sua entrega a dar a conhecer o Evangelho, por sua conduta e seu amor ao próximo. Catequista por 20 anos, Fan Hui havia mudado seu nome pelo belo nome de Rosa.

     Em 1895, a China foi derrotada pelo Japão; como resultado disto surgiram as sociedades secretas que defendiam motins com violência, uma delas era os 'Boxers', apoiados pela Imperatriz viúva Tzu Hsi e pelo seu conselheiro o Príncipe Tuan, que agiram de maneira sangrenta e xenofóbica.
CONTINUA EM MAIS INFORMAÇÕES
     As vítimas foram os cristãos, tanto fiéis como missionários, que desde junho de 1900 sofreram uma verdadeira perseguição.
     Entre os muitos mártires desse período também consta Fan Hui, que tinha tomado o nome de Rosa, se tornara uma ativa catequista da aldeia de Kang-kia-tciang e das aldeias vizinhas, e que teve que se esconder durante a perseguição dos 'Boxers', mudando continuamente de lugar.
     Junto com uma amiga, que mais tarde se tornaria uma verdadeira testemunha, ela passou o dia Assunção e a noite seguinte em oração. Na manhã de 16 de agosto de 1900, a vila foi invadida por soldados que prenderam alguns cristãos, mas informados da presença de Rosa, de cujo zelo eles haviam tomado conhecimento, com a ajuda de alguns espiões eles a encontraram e a prenderam.
     Ela foi submetida a um interrogatório cheio de espancamentos, golpes de lança e espada que faziam com que seu sangue gotejasse abundante, mas ela não negava ser cristã, demostrando ter fé na vida eterna e que, portanto, esses tormentos eram aceitos com fé.
     Rosa foi lançada, toda ensanguentada, no rio da aldeia, mas ela conseguiu escapar e atingir a margem oposta. Alcançada novamente pelos carrascos, foram-lhe infligidos outros ferimentos e jogada de volta na água, onde ela acabou se afogando; ela tinha 45 anos.
     Rosa foi beatificada junto com outros mártires chineses por Pio XII em 17 de abril de 1955 e canonizada junto com 119 outros mártires na China, pelo papa João Paulo II em 1º de outubro de 2000.
Fontes:
Por: P. Felipe Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário