terça-feira, 14 de novembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Deus nos ouve muito bem”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1193.Deus sempre responde
            Falamos com Deus, não só com palavras, mas também com os profundos questionamentos que estão em nosso coração. Também as questões dolorosas de nosso tempo são perguntas que fazemos a Deus. Encontramos na Palavra a resposta a nossas questões e inquietações. Procuramos respostas mas não as buscamos onde se encontram. Às vezes achamos que Deus destrói o ser humano em sua liberdade. Deus atrapalha. Ou somos nós que atrapalhamos o mundo? Quanto não se insiste no tal estado laico! O documento da Igreja sobre a Palavra nos diz: “De fato, a Palavra de Deus não se contrapõe ao homem, nem mortifica os seus anseios verdadeiros; pelo contrário, ilumina-os, purifica-os e realiza-os. Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem!”(VD 23). Temos conhecimento e consciência que Deus sempre se comunicou bem com as pessoas e sempre agiu por sua salvação integral. Podemos dialogar com Ele sobre os problemas atuais. Cientistas há que se julgam superiores a Deus. Sua palavra é a última. O Sábio sabe seu limite. A Palavra de Deus tem resposta para tudo, não com frases feitas, mas com um diálogo coerente com a verdade.
1194. Ouvimos a voz de Deus
            Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem, ou nós mesmos dizemos, que Deus não me escuta. Por que atende os outros e a mim não atende? Como dizemos: quanto mais rezo, mais assombração aparece. É um dito jocoso, mas que traduz a situação de muita gente. Será que Deus não nos escuta ou nós que não prestamos atenção na resposta? São Tiago diz: “Pedis, mas não recebeis, porque pedis mal, com o fim de gastardes nos vossos prazeres” (Tg 4,3). Vejamos que o Pai Nosso ensina a oração de petição: santificado seja vosso nome, seja feita vossa vontade e venha a nós o vosso Reino. Nisso está tudo o que precisamos “porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós Lho pedirdes” (Mt 6,8). Por que não somos atendidos? Jesus garante: “Tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Mt 14,13).  Mais ainda, quando rezamos juntos: “Ainda vos digo mais: “Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” (Mt 18,19). Deus ouve e responde com maior grandeza aos nossos pedidos quando explica que um pai não dará uma pedra a um filho que lhe pede um pão: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11,13).
1195. Como Deus responde.
            Nem sempre damos atenção ao que Deus diz em nosso coração e através de tantos meios a nosso dispor. “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus”(Jo 8,47). A própria experiência de Jesus no-lo mostra. Sempre tinha a resposta aos problemas colocados. O que pedimos em nossas necessidades sempre é atendido mais que pedimos, pois Deus nem sempre nos dá exatamente o que queremos, mas dá mais. Dá o bem maior que é o Espírito Santo, que contem todas as riquezas que necessitamos. Se uma criança reza para passar num exame, conseguirá pela sabedoria de estudar. Pedimos para solucionar um problema, a Palavra tem uma indicação global para o cotidiano da vida que resolve a questão. Pedimos a saúde num caso desesperador, Deus nos abre a visão da vida eterna, que é muito maior. Deus atende. Aprendamos a ouvir.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário