sexta-feira, 13 de outubro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Jesus é a Palavra Viva”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1163. Palavra eterna se fez Homem
            A reflexão sobre as Sagradas Escrituras, diz o Papa Bento XVI, não tem por objetivo que a Bíblia permaneça como uma palavra do passado, mas uma Palavra viva e atual. Jesus não é objeto de um museu ou uma etapa da história da humanidade. Também a Bíblia não é um livro a mais, muito antigo. Há um costume de se dizer que somos a religião do livro santo com outras religiões. Não nos baseamos em um livro, mas numa Pessoa concreta, viva, que é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Paulo escreveu: “A letra mata, mas o Espírito dá vida” (2Cor 3,6). Isso não tira em nada o valor das Palavras santas, mas as dignifica, pois elas são a expressão palpável e sacramental Daquele que é seu conteúdo. As palavras podem ser manipuladas. O que nos fundamenta é Sua Pessoa e não a letra. Pela experiência pessoal com Cristo, João “chegou a esta certeza íntima: Jesus é a Sabedoria de Deus encarnada, é a sua Palavra eterna feita homem mortal”, como nos lembrou o Papa. Só será possível uma compreensão das palavras da Bíblia se tivermos um permanente contato com Aquele que é a Palavra. “Seguindo o exemplo do Apóstolo João e dos outros autores inspirados, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo para podermos amar cada vez mais a Palavra de Deus” (VD 5). Continuando a reflexão vamos conhecer um pouco mais quem é a Palavra de Deus que Se manifestou.
1164. Comunica-se amorosamente a nós
As religiões às vezes creem em uma divindade a partir da realidade humana. Alguém que foi divinizado. Nós cremos em um Deus que se manifesta a partir de si mesmo. “A novidade da revelação bíblica consiste no fato de Deus Se dar a conhecer no diálogo que deseja ter conosco”.  Deus quis comunicar-se e para levar-nos a entrar em comunhão com Ele. A Constituição dogmática Dei Verbum tinha exposto esta realidade, reconhecendo que “o Deus invisível na riqueza do seu amor fala aos homens como a amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele (DV 2). Deve ficar sempre claro para nós que a fé nos conduz não a uma Igreja ou a uma doutrina, mas em primeiro lugar a uma pessoa, Jesus que é Deus e nos põe em comunhão com a Divindade. Esta comunhão e ter a Vida de Deus em nós. Por isso Pedro escreve em sua carta: “A fim que vos tornásseis participantes da natureza divina” (2Pd 1,4). Deus vem a nós e comunica sua Vida e nós correspondemos transformando esta vida em atitudes de amor que é a Vida Divina.
1165. A Palavra de Deus é eterna
João ensina que a Palavra de Deus existe desde sempre, e desde sempre Ele é Deus. Por conseguinte, nunca houve em Deus um tempo em que não existisse a Palavra (Verbo- Logos) – pois Ela sempre existiu antes da criação. O Verbo de Deus, por meio do qual “tudo começou a existir” (Jo 1,3) e que Se “fez carne” (Jo 1, 14), é o mesmo que já existia “no princípio” (Jo 1,1) escreve Bento XVI. E acrescenta: Portanto, feitos à imagem e semelhança de Deus Amor, só podemos nos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo Verbo divino que se esclarece definitivamente o enigma da condição humana (VD 6). Para compreender e viver a Palavra de Deus, a Bíblia, partimos da Palavra Eterna, pois somente nela a palavra escrita toma sentido e consistência. Não é a palavra que dá Jesus, mas Jesus nos dá a Palavra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário