Evangelho segundo S. Lucas 3,23-38.
Ao iniciar o
seu ministério, Jesus tinha cerca de trinta anos. Supunha-se que era filho de
José; e este de Eli, e assim sucessivamente:
de Matat, de Levi, de Melqui,
de Janai, de José,
de Matatias, de Amós, de Naum, de Esli, de Nagaí,
de
Maat, de Matatias, de Chimei, de Josec, de Jodá,
de Joanan, de Ressa, de
Zorobabel, de Salatiel, de Neri,
de Melqui, de Adi, de Cosam, de Elmadam, de
Er,
de Jesua, de Eliézer, de Jorim, de Matat, de Levi,
de Simeão, de
Judá, de José, de Jonam, de Eliaquim,
de Meleá, de Mená, de Matatá, de
Natan, de David,
de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Nachon,
de
Aminadab, de Admin, de Arni, de Hesron, de Peres, de Judá,
de Jacob, de
Isaac, de Abraão, de Tera, de Naor,
de Serug, de Ragau, de Péleg, de Éber,
de Chela,
de Quenan, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec,
de Matusalém,
de Henoc, de Jared, de Maleleel, de Quenan,
de Enós, de Set, de Adão, de
Deus.
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do dia:
Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208),
bispo, teólogo, mártir
Contra as heresias, III, 22, 3; 23, 1
«Filho de Adão»
Lucas apresenta uma genealogia que remonta
do nascimento de Nosso Senhor até Adão e comporta setenta e duas gerações; deste
modo, como que liga o fim ao principio, dando a entender que o Senhor foi Aquele
que recapitulou em Si as nações dispersas desde Adão, as línguas e as gerações
dos homens, incluindo o próprio Adão. É também por isso que Paulo chama a Adão
«figura daquele que havia de vir» (Rom 5,14), porque o Verbo, Artesão do
universo, tinha esboçado em Adão a futura história da humanidade de que Se
revestiria o Filho de Deus. […]
Ao tornar-Se o Primogénito de entre os
mortos (Col 1,18), e ao receber no seu seio os seus antigos pais, o Senhor
fê-los renascer para a vida de Deus; tornou-Se o primeiro, o príncipe dos vivos,
porque Adão se tinha tornado o príncipe dos mortos. […] Ao começar a sua
genealogia no Senhor, fazendo-a remontar a Adão, Lucas indica que não foram os
seus pais que deram a vida ao Senhor, mas foi Ele que os fez renascer no
Evangelho da vida. Da mesma maneira, o nó da desobediência de Eva foi desatado
pela obediência de Maria, porque a Virgem Maria desatou pela fé aquilo que a
virgem Eva tinha atado pela sua incredulidade.
Era, pois, indispensável
que, vindo ter com a ovelha perdida (Mt 18,12), recapitulando uma tão longa
história, vindo à procura da sua obra, por Ele mesmo modelada (Lc, 19,10; Gn
2,8), o Senhor salvasse o homem que tinha sido feito à sua imagem e semelhança
(Gn 1,26), isto é, Adão.
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