sábado, 3 de dezembro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Uma só coisa é necessária”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Acolhimento dá vida
               A liturgia deste domingo tem sabor oriental na prática do acolhimento do hóspede. A abertura das casas, nos dias de hoje, é risco de vida. Mas não podemos sacrificar o evangelho por causa dos males da sociedade. Se fizermos o contrário venceremos toda a violência. Lemos o acolhimento de Abraão aos três personagens e o acolhimento das duas irmãs a Jesus que passa por sua casa. O verbo acolher refere-se também ao acolhimento da palavra divina (Lc 10.39). A hospitalidade está unida à abertura a Deus. Abraão, de pé, acolhe com prontidão. Maria assentada, escuta. É a atitude do discípulo. Acolher as pessoas é acolher a Deus. Jesus disse: “Quem acolhe um destas crianças por causa de meu nome, é a mim que acolhe (Mc 9,37). A hospitalidade na Escritura e, na vida da comunidade cristã, tem sentido religioso. Na Carta aos Hebreus está escrito: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem saberem, hospedaram anjos” (Hb 13,2). Como a caridade, o acolhimento é completo, como faz Abraão com a abundância e a presteza. Toda hospitalidade é um sacramento do Deus que visitou o seu povo na pessoa de Jesus. Pela hospitalidade somos hospedados pela Trindade. O coração bom é sempre um bom lugar de nos hospedarmos. Jesus diz: “vinde a mim... pois sou manso e humilde de coração” (Mt 11,28-29). Para hospedar é preciso ter a pureza da mente e das atitudes.
Uma única visão da vida
               Jesus era aberto para encontrar as pessoas que o acolhessem e acolhessem sua palavra. Ele é a Palavra que pede acolhimento. Há dois modos de estar com Jesus: na atividade e na contemplação. São as duas atitudes apresentadas por Marta e Maria. Elas representam o acolhimento. Marta se afana no trabalho de acolher e Maria, assentada, acolhe a palavra do hóspede Jesus. Marta cobra de Jesus que sua irmã a ajude. Jesus responde que ela está muito agitada e que Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada (Lc 40-42). Jesus não quer dizer que Marta está errada. Está como a dizer: Vamos todos ficar juntos, ouvindo a Palavra (conversando) e depois nós vamos preparar a refeição. Esta situação foi indicada como os dois modelos da vida cristã: contemplação e ação. Não se pensa mais assim, mas se tem Maria como modelo dos que contemplam Deus na ação e trazem o mundo no coração na contemplação, isto é, na espiritualidade. Sem esta união “mariana” nem a contemplação, nem a ação serão completas.
Completando em nossa carne
             Paulo hospedou Jesus em sua vida e participou dos seus sofrimentos mas também do segredo de sua missão que é a abertura da fé aos pagãos dos quais se faz servidor. Paulo nos dá uma visão que completa o que falamos na evangelização: A participação dos sofrimentos de Cristo. Sem isso se torna incompreensível o sofrimento na vida do justo. Quanto mais unidos a Cristo, mais participamos de sua entrega ao Pai e sofremos as mesmas dores que padeceu. Sem sofrimento, a redenção torna-se uma ideologia. O sofrimento nos torna perfeitos em Cristo e nos faz unidos a todos os homens e mulheres da terra. Transmitimos a Palavra de Deus em plenitude. Hospedar o sofrimento como Palavra de Deus é redenção da humanidade. “Participar da missa é unir-se ao Cristo que se oferece ao Pai pelo mundo” (Pe.Gregório Lutz). É hospedar as dores do mundo no coração, com Ele o fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário