domingo, 17 de julho de 2016

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 17 DE JULHO

Pe. Flávio Cavalca de Castro, redentorista
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
17 – 16º Domingo Comum – Santos: Inácio de Azevedo, Aleixo, Marcelina 
Evangelho (Lc 10, 38-42) “Jesus entrou num povoado, Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra.” 
Lucas, ao narrar a cena, entre outras coisas quer ensinar-nos que o acolhimento a Jesus tem de fato dois aspectos inseparáveis: ouvir e fazer. Não basta ouvir, nem basta fazer. Ele espera de nós um amor que seja comprometimento pessoal com ele e os irmãos, e ao mesmo tempo seja amor efetivo, que faz acontecer o evangelho. Imagino que muitas vezes a resposta de Jesus a nossa oração seja: Pois, faça! Parece que hoje não somos muito inclinados a exagerar na oração. Talvez nosso pecado maior seja fazer muitas análises, montar muitas teorias e tirar poucas consequências. Pessoalmente preciso dedicar mais tempo à escuta e à oração, para saber o que fazer. E ter mais coragem, deixando a comodidade e partindo para a ação. 
Oração
Senhor Jesus, reconheço que sou mais tentado a fazer do que a orar. Começo, pois, pedindo que me ensineis a gastar tempo a vos ouvir, a conversar convosco na oração.Tenho sempre ocupações que me impedem de orar, e, quando não as tenho, sou rápido em arranjá-las para poder abreviar meu tempo convosco. Ensinai-me a orar ouvindo mais do que falando. Só assim poderei aprender a ser e a viver como viveis. E certamente serei capaz de agir, fazendo o que precisa ser feito para que nosso mundo seja como o Pai planejou. Fazei-me atento às necessidades dos que estão ao meu redor, às necessidades da Igreja e do Mundo. Com vossa ajuda quero ouvir vosso amigo Bento que dizia: é preciso orar e trabalhar. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário