terça-feira, 10 de maio de 2016

O CARDEAL E O ROMEIRO

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Por volta de 1965 Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, Cardeal de Aparecida, foi fotografado ao lado de um humilde e anônimo romeiro do interior. O romeiro estava saindo da igreja e procurava o P. Vitor Coelho para tirar um retrato junto com ele, devido à sua santidade e popularidade. Por uma casualidade, dessas que vêm do céu, o Cardeal também estava saindo também da velha basílica. Vendo-o em sua vistosa indumentária de Cardeal, o roceiro arriscou uma pergunta:
- O senhor é o P. Vítor?
- Não sou o P. Vítor, não.
- Então, quem é o senhor?
- Sou o Cardeal de Aparecida. 
O romeiro, simples e destreinado, nada entendendo de títulos honoríficos, acrescentou: 
- Eu queria tirar um retrato ao lado do P. Vítor. 
- Se eu servir, estou às suas ordens, disse Dom Motta. 
- Na falta do P. Vítor, o senhor também serve – respondeu o roceiro, com toda a simplicidade.
Foi chamado um fotógrafo da praça. O Cardeal Motta colocou-se ao lado do romeiro. O retratista armou a máquina em cima do tripé, escondeu o rosto dentro do pano escuro e apertou o disparador. Esta foto inédita, possivelmente, arquivada no convento redentorista de Aparecida, revela a humildade do ilustre cardeal da Santa Igreja, e a simplicidade do bom romeiro. 
Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta (1890-1975) — Mineiro de Bom Jesus do Amparo. Arcebispo, depois Cardeal de São Paulo e Aparecida, SP. Deu grande impulso à construção da Basílica Nova.
PADRE VITOR COELHO DE ALMEIDA CSsR
SERVO DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário