domingo, 17 de abril de 2016

Homilia do 4º Domingo da Páscoa (17.04.16)

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
“O Senhor é bom” 
Eu conheço minhas ovelhas
             O canto do salmo 99 nos traz a afirmação sobre a bondade de Deus: “Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente” (Sl 99,5). A partir dessa bondade podemos compreender a parábola do bom pastor. Essa bondade é fonte do amor às ovelhas e do conhecimento que elas têm de seu pastor. Todo o rebanho O conhece. Todo o cristão estabelece laços de afeto com Jesus, não só um afeto de querer bem, mas de integração de vida. Diz Jesus: “Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais se perderão”. Esse mútuo conhecimento vem da encarnação e da vida doada até à morte. A ovelha conhece o seu Pastor pelo que fez por elas. Não há como não amar, quem tanto amou. O conhecimento está na base das relações pessoais de amor e de entrega mútua. O conhecimento está na linha da experiência de vida com o Senhor. Não só um saber quem Ele é, mas conhecer porque Ele é tão amado. A vida eterna que lhes dá é sua entrega pessoal e total a cada um e sua entrega na morte e ressurreição. As ovelhas puderam ver o que fez por elas o Pastor. Não é conhecimento de saber, mas de ter a vida de cada um em Si, como todos tem sua vida em si. Como o Pai e o Filho são um só, assim também há uma unidade em cada um com o Cristo Senhor, o Pastor e Guia. As ovelhas foram dadas ao Filho pelo Pai. A partir dessa condição de vida, ninguém pode tomar a ovelha do pastor, isto é, tirar o fiel de Cristo. Sendo de Cristo, é também do Pai, pois diz: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,29,30). O Pai passa ao Filho a condição de dar a vida a cada um.
Vi uma multidão imensa
            Paulo faz uma caminhada evangelizadora por diversas cidades. Ele é muito fiel em sempre se dirigir primeiro aos judeus anunciando Jesus. Como sempre também há grande dificuldade da parte deles em aceitarem a nova doutrina. Então Paulo se dirige aos pagãos com grande resultado. Assim se desenvolveram as comunidades das regiões confiadas a Paulo. Diante do fato da Ressurreição como salvação e participação da vida divina agora, e na Glória. Lemos o Apocalipse no qual João diz: “Eu vi uma grande multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas e que ninguém podia contar... Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,9.14b). A Redenção que Cristo nos garantiu não é para um grupinho de eleitos. É para todo o Universo. Todos estão envolvidos em sua ação redentora. Por isso diz que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. O Sangue de Cristo é para todos. E não somos nós que vamos decidir quem Deus vai salvar. Não podemos jamais pensar que, se alguém não pensa ou não age como eu, ou como nós, não se salva. O Senhor é bom.
Instigaram pessoas influentes
            É muito triste a maldade que atinge os que crêem. O pior é a maldade com que essas coisas acontecem. Os judeus não puderam com Paulo, então instigaram pessoas ricas e influentes para perseguirem Paulo e Barnabé. É triste ver que o dinheiro não significa sabedoria. Pior ainda é usar a influência dos outros para prejudicar. Jesus aconselha a usar o dinheiro mau para fazer o bem. A Ressurreição de Jesus pode colocar-nos em condições de saber viver bem as realidades materiais para o desenvolvimento do Reino de Deus na colaboração com a evangelização, caridade e suporte dos problemas sociais. É difícil o rico entrar no Reino quando não tem a inteligência espiritual para usar o dinheiro  bem.
Leituras: Atos 13,14.43-52; Salmo 99; Apocalipse 7,9.14-17;João 10,27-31

1.   A parábola do bom pastor e seu desenvolvimento esclarece o relacionamento de Cristo com os seus discípulos na base do conhecimento e mútua entrega.

2.   Paulo reuniu em comunidades os que creram em Jesus. No Céu há uma grande comunidade de todos os eleitos. Todos podem participar, pois lavam na redenção.

3.   Para perseguir Paulo os judeus usam pessoas influentes. O mau uso do dinheiro é danoso para a participação do Reino de Deus. Se for usado para o bem é um tesouro.

            Multiplicação de gente

            Os apóstolos saíram pelo mundo anunciando o Evangelho. Paulo e Barnabé anunciaram aos pagãos que lhes foram confiados.  Os judeus recusavam, mas os pagãos aceitavam com alegria.
            Todos são “ovelhas” do rebanho de Jesus. Quem ouve sua voz e O segue são suas ovelhas. Entre Jesus e quem O acolhe há um conhecimento de vida, pois O segue. Não há quem tire Jesus de quem O conhece. Nem da mão do Pai, pois Jesus e o Pai são um só.
            O livro do Apocalipse diz que no Céu há gente vinda de todas as raças, línguas e nações. Todos esses foram salvos por Jesus, pois lavaram suas vestes no seu sangue, Isto é, aceitaram a redenção que Ele nos deu. O Céu é a felicidade plena.
            Por isso é necessário continuar a evangelização do mundo, tirando forças do sangue de Jesus que é sua vida doada a todos. Não anunciamos idéias, mas uma pessoa, o Filho de Deus que viveu entre nós, morreu, ressuscitou e agora está glorioso junto do Pai.
            Jesus continua esse conhecimento íntimo de cada um. É nesse conhecimento que temos acesso ao Pai. Fé não é aceitar um conjunto de doutrinas, mas estabelecer um diálogo amoroso que produza frutos de evangelização e santidade.
            Jesus multiplica os pães, a evangelização multiplica as pessoas unidas a Jesus.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário