Gwladys (ou Sta. Gwladys ferch Brychan) (em latim: Claudia) era a esposa rainha de San Gwynllyw Milwr e um dos famosos filhas sagrados do rei Brychan [3] de Brycheiniog. Ele também era a mãe de um dos santos mais venerados galeses, St. cadog Ddoeth "o sábio".
História tradicional
As vidas medieval St Cadoc (1100) escrito por Lifris e St. Gwynllyw (cerca de 1120) relatou detalhes deste lendário santo, embora tais detalhes muitas vezes são discrepantes. Ele também está entre os governantes do País de Gales.
Meio irlandês, são as crianças -entre de Brychan- aquele em que temos mais informações. Sua beleza lhe valeu a admiração de reis Gwynllyw de Gwynllwg em South Wales.
Segunda Vida de São Cadoc (1100), quando seu pai não permitiu que o seu casamento, Gwynllyw acompanhado de 300 homens sequestrou a partir de Talgarth. Ela começou uma batalha feroz que parou apenas para a intervenção do Rei Arthur , Sir Kay e Bedivere que apoiaram a facção Gwynllyw na batalha. Isso aconteceu apenas depois de Kay Arthur foi capaz de convencer a si mesmo para não seqüestrar a adorável Gladys. Esta história de sequestro tem elementos comuns com a lenda conhecida como Culhwch ac Olwen e outras histórias do rei Artur, atestando assim para o universo cultural pertencente bardo. É também a primeira referência a Arthur na biografia tradicional de um santo.
Segunda Vida de Gwynllyw esta batalha nunca aconteceu, eo casamento foi celebrado de forma pacífica.
Gladys logo teve um filho, o famoso São Cadoc, e, em seguida, outras crianças (que também foram proclamados santos): Cynidr, Bugi, Cyfyw, maches, Glywys II e Egwine.
Foi o impulso de Cadoc e Gkadys Gwynllyw que foi induzida a desistir de sua vida de violência e de pedir perdão por seus pecados. Uma visão levou-o a encontrar um retiro onde hoje se encontra Stow Colina em Newport, South Wales. Gladys acompanhado Gwynllyw na vida de um eremita, e por um tempo viveram juntos em Stow Hill, praticando o jejum, a dieta vegetariana, e banhar-se nas águas frias do 'Usk para provar sua devoção.
Em seguida, eles se separaram para evitar o pecado carnal. Gwladys fundou sua ermida em Pencarn em Bassaleg, em Newport; presume-se que a localização pode estar perto de Pont Ebbw. [4] Enquanto estiver lá estava se banhando no rio Ebbw, e da Lady Well (Pozzo della Signora) Tredegar [10], pode encontrá-lo foi dedicado. Sugere-se que a Igreja de São Basílio, o Grande, em Bassaleg foi originalmente erguido em sua honra.
Mais tarde, por insistência de Cadoc, foi ainda mais longe, Capel Wladus em Gelligaer. Hoje, sua principal igreja é St. Gwladys, Bargoed. ]
Não é o seu enterro hipotético Pont Ebbw.
Sempre em Bargoed foi estabelecida uma escola que lembra Gladys santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário