Evangelho segundo S. Lucas 4,24-30.
Naquele
tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos
digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que
havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou
durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta,
na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta
Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao
ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se,
expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a
cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus,
passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.
Da Bíblia
Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de
Milão, doutor da Igreja
Sobre os sacramentos, 1
A quaresma leva ao baptismo
Aproximaste-te, viste a pia baptismal e
viste também o bispo perto da pia. E terá certamente surgido na tua alma o mesmo
pensamento que se insinuou na de Naaman, o sírio. Pois, embora tenha sido
purificado, inicialmente ele duvidara. [...] É possível que alguém tenha dito:
«É só isto?» Sim, realmente é só isto; mas ali encontra-se toda a inocência,
toda a piedade, toda a graça, toda a santidade. Viste o que conseguiste ver com
os olhos do corpo [...]; ora, aquilo que não se vê é muito maior [...], porque
aquilo que não se vê é eterno [...]. Haverá coisa mais surpreendente do que a
travessia do Mar Vermelho pelos israelitas, para não falarmos agora apenas do
baptismo? E, no entanto, todos os que o atravessaram morreram no deserto. Pelo
contrário, aquele que atravessa a pia baptismal, isto é, aquele que passa dos
bens terrestres para os do céu [...], não morre, mas ressuscita.
Naaman
estava leproso. [...] Ao vê-lo chegar, o profeta disse-lhe: «Vai banhar-te no
Jordão e ficarás curado.» Ele pôs-se a reflectir e disse para consigo: «É só
isto? Vim desde a Síria até à Judeia para ouvir dizerem-me: "Vai banhar-te no
Jordão e ficarás curado"? Como se não houvesse rios melhores no meu país!» Os
servos diziam-lhe: «Senhor, por que não fazes o que diz o profeta? Experimenta.»
Então ele foi até ao Jordão, banhou-se e ficou curado.
Que significa
isto? Tu viste a água; ora, nem toda a água cura, mas a água que contém em si a
graça de Cristo cura. Há uma diferença entre o elemento e a santificação, entre
o acto e a eficácia. O acto realiza-se com água, mas a eficácia vem do Espírito
Santo. A água não cura se o Espírito Santo não tiver descido e a tiver
consagrado. Quando nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o rito do baptismo, foi
ter com João e este disse-Lhe: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por
Ti. E Tu vens até mim?» (Mt 3,14). [...] Cristo baixou-Se e João, a seu lado,
baptizou-O; e eis que, como uma pomba, o Espírito Santo desceu. [...] Por que
foi que Cristo Se baixou primeiro e em seguida desceu o Espírito Santo? Porquê?
Para que não parecesse que o Senhor tinha necessidade do sacramento da
santificação. Pois é Ele que santifica; e é também o Espírito que santifica.
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