O dia de São Patrício talvez seja uma das datas de santos mais comemoradas do mundo. No dia 17 de março, milhares de pessoas saem às ruas, principalmente nos países de língua inglesa, fazendo uma festa semelhante ao carnaval brasileiro.
São Patrício (Saint Patrick) é considerado o primeiro evangelizador da Irlanda, tendo sido o responsável por introduzir o cristianismo no país. Sua história conta que o santo foi capturado por piratas e escravizado na Irlanda. Depois de conseguir escapar, retornando para a Inglaterra, ele recebeu um chamado de Deus para retornar à Irlanda em uma missão evangelizadora, que durou 30 anos até a sua morte.
Na tradição Irlandesa, seu método de evangelização incluía o trevo, que ele usava para explicar como a santíssima trindade é três, e ao mesmo tempo um. Com o tempo, a comemoração do dia de São Patrick se tornou uma manifestação da própria cultura da Irlanda, que se espalhou para o mundo graças ao grande número de emigrantes originários daquele país.
São Patrício é o santo Padroeiro da Irlanda e da catedral e arquidiocese da cidade de Nova Iorque.
Curiosidades sobre o Saint Patrick´s Day
– Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, o dia de São Patrick é tão importante que o principal rio da cidade é tingido de verde, em uma tradição de mais de 40 anos.
– Nova York tem uma grande comunidade Irlandesa, e faz uma das maiores festas em homenagem ao santo do mundo, reunindo 2 milhões de pessoas. Também possuem comemorações marcantes cidades como Boston (EUA), Montreal (Canadá) e Londres (Inglaterra).
– O nome de batismo do santo era Maewyn Succat. Ao se tornar padre, ele trocou seu nome para Patrícius, que significa “figura de pai”.
– Nessa data, em Dublin (Irlanda), a cidade inteira se pinta com iluminação colorida. Como fazemos com prédios públicos em meses como o outubro rosa, só que muito maior, e verde.
– Todos os anos no Saint Patrick´s Day o Presidente da Irlanda dá para o Presidente dos Estados Unidos um vaso de trevos irlandeses.
Fonte: http://coisadesanto.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário