sábado, 2 de janeiro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “O Senhor é o Pastor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Vim para que tenham vida
As palavras de Jesus eram extremamente fáceis e iam direto ao coração. Ele não veio para fazer discursos, mas para comunicar sua Vida para que todos tivessem vida e vida em abundância (Jo 10,10). A alegria do Pai é que demos frutos (Jo 15,8) a partir dessa seiva de vida abundante à qual estamos unidos. A leitura do evangelho de João sobre o pastor e as ovelhas, neste tempo pascal, revela-nos que a Ressurreição abre para todos a porta segura para as pastagens, isto é, a vida nova do Reino. Essa vida nova é a intimidade com o Pastor que, de Cordeiro ferido e sacrificado, se faz o Pastor do rebanho. Jesus conta uma parábola cheia de símbolos muito ricos para o povo de Deus. Jesus se chama de Pastor em um relacionamento de proximidade com as ovelhas: Ele as conhece pelo nome e conduz para fora (Jo 10,3). O fiel não é um número, é uma pessoa amada por Deus. As ovelhas o seguem porque conhecem sua voz (4). O relacionamento do Pastor com as ovelhas é de intimidade. Notamos que a religião não é negócio com Deus, uma troca, mas um mútuo conhecimento e um mútuo afeto. Esse modo de viver entre Pastor que conduz as ovelhas é o princípio da vida nova da Ressurreição. Jesus quer dar a seus seguidores um novo modo de vida que parte dele mesmo. Ele assume uma liderança diferente dos “assaltantes” que vieram antes dele. E infelizmente têm vindo muitos líderes, tanto religiosos como fora da religião, que sugam as ovelhas para o próprio interesse. É dessas lideranças que Jesus quer livrar seus queridos. Já no seu tempo Ele perde a vida para ser o bom Pastor. Mas há tantos padres, bispos e leigos que se entregam sem medida ao povo de Deus. São pastores com o Pastor.
Eu sou a porta
Jesus, tendo dito a parábola, percebe que seus ouvintes não entenderam. Explica que Ele é a porta para as ovelhas. Não só é aquele que conduz, mas é por Ele que devem passar: “Eu sou a porta das ovelhas”. O Verbo “Eu sou” está sempre ligado ao nome que Deus revela a Moisés. Ele é Deus que é a passagem. Jesus diz, em outro lugar, que devemos passar pela porta estreita, quer dizer que não há outro modo de chegar ao Reino celeste a não ser por meio dele. “Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10,9); e também,: “Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). Por isso, nossa responsabilidade de pastores com Cristo é conduzir a Ele e não a si mrsmo. Somente Ele tem a vida em abundância. O Pastor de nossas almas caminha à nossa frente. Pelo amor que aprendemos da intimidade com Ele, podemos entrar no coração de Deus.
Salvai-vos desta geração
            No dia de Pentecostes, Pedro e os apóstolos, dão testemunho sobre Jesus: “Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes” (At 2,36). Senhor quer dizer Deus. O testemunho, acompanhado da ação do Espírito Santo, provocou o coração dos ouvintes que perguntaram: ‘“Irmãos, o que devemos fazer?’ Respondeu Pedro: ‘Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados E vós recebereis o dom do Espírito Santo”’ (At 2,37-38). A conversão é condição necessária para se passar pela porta que é Jesus e receber a vida que é o Espírito Santo. “Salvai-vos dessa geração corrompida” (40), isto é, dos pastores assaltantes que fizeram mal a Jesus e aos fiéis. A celebração é um momento de viver a intimidade com o Pastor e, com as outras ovelhas, fugir do mau pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário