Santa Teresa (1515-1582) nasceu em Ávila, na Espanha. Recebeu educação esmerada e rigorosa. Desde pequena gostava de ouvir histórias dos santos. Um dia, querendo imitá-los, combinou com seu irmãozinho Rodrigo, fugir de casa e ir para o país dos mouros, onde esperava morrer mártir. Mas a “trama” infantil foi descoberta e desativada pelo tio que os fez voltar. Querendo imitar os anacoretas, fez uma cabana no quintal. Depois que a mãe morreu, teve uma adolescência desviada do fervor. Gostava de ler historias de cavalaria e tinha pavor de convento de freira.
-1537. Entrou na Ordem Carmelita. Cai doente e volta para casa. Encontrando muito relaxamento nos mosteiros, deixou-se levar pelos maus exemplos e esfriou também.
-1554. É o ano da sua conversão radical. Não só se renovou interiormente, mas procurou restaurar a disciplina religiosa em dezenas de mosteiros. Daí em diante sua vide foi um milagre contínuo de visões, êxtases, perseguições demoníacas e aparições divinas. São Pedro de Alcântara foi seu confessor e orientador numero um.
-1562. Empreendeu grandes obras: abriu novas fundações, reformou a disciplina religiosa nos mosteiros. Escreveu o famoso livro “Castelo das sete moradas”, além de outros, onde revelou um pouco de vida e experiências místicas. Fundou o primeiro convento de carmelitas reformados.
Tinha um fino senso de humor, forte dinamismo nas ações e confiança ilimitada em Deus. Costumava dizer: “Só Deus me basta”.
Conhecia tão profundamente a Teologia, que mereceu o título de doutora da Igreja.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário