Brígida (1303-1373) é uma santa muito conhecida como exemplo de contemplação e ação. Nasceu na Suécia, filha de príncipes. Já com sete anos teve as primeiras visões de Jesus Crucificado. Casou-se aos 13 anos, por vontade do pai, com um rapaz da nobreza. A mãe já era falecida. Foi feliz no casamento. Teve 4 filhos homens e 4 filhas mulheres. Todos a estimavam devido à sua dadivosidade e piedade cristã.Gostava de fazer peregrinações. Esteve em Santiago de Compostela com seu esposo, em Roma, na Terra Santa e outros santuários.Com sua licença, o esposo ingressou num mosteiro de monges cistercienses, e veio a falecer pouco depois. Ela estava com apenas 30 anos. Sem o saudoso marido, resolveu preencher o vazio com obras de caridade. Por ocasião de uma epidemia na Itália, Brígida foi uma heroína socorrendo as vítimas, entrando em seus barracos sem medo de contaminação.
As visões tornaram-se mais freqüentes. Nesses encontros Jesus a chamava de “minha esposa”, e lhe pedia que o fizesse sempre mais conhecido. Por isso ela escreveu suas visões na língua materna, que depois foram traduzidas para o latim e difundidas por toda a parte.
Fundou uma Ordem de Religiosas e construiu dezenas de mosteiros. Trabalhou pela volta dos Papas a Roma. Era o tempo em que eles, por motivos político-religiosos, estavam residindo em Avinhão na França. Esse exílio forçado já se prolongava por vários anos, prejudicando por demais a unidade da Igreja. Cada dia mais imersa na contemplação e na caridade, morreu cercada pelos filhos.Foi canonizada em 1391, apenas 18 anos após a morte. É a padroeira dos peregrinos e romeiros. Santa Brígida, roga por nós!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário