Sto. Atanásio (295-373) foi um dos maiores e mais destemidos defensores da Igreja dos primeiros séculos. Participou como diácono, do I Concílio Ecumênico de Nicéia (325), onde se tratou de várias heresias que punham em perigo a unidade dos cristãos. Escolhido para bispo de Alexandria, viu-se às voltas com os arianos, adeptos de Ario, ferrenho contestador da divindade de Cristo. Foi exilado cinco vezes pelos imperadores romanos.
Não se contam as vezes em que foi perseguido e ameaçado de morte. Numa delas, subindo o rio num barco, foi alcançado pelos perseguidores. Estes lhe perguntaram se conhecia o bispo Atanásio.
-“ Sim, e muito”.
- “Ele passou por aqui?”
– “Passou agora mesmo”.
– “Vai muito longe?”
- “Não. Remando com força, vocês o alcançarão”.
Aceleraram as remadas. Não sabiam que, quanto mais remavam, mais se afastavam daquele que deviam prender. Chegou a esconder-se no cemitério de Alexandria, junto à tumba dos seus país, de onde governava sua diocese. Finalmente nos últimos dias de vida conseguiu viver em paz. Morreu em 373. Foi declarado Doutor da Igreja.
Oração: Professemos a nossa Fé, rezando as primeiras palavras do “símbolo atanasiano” redigido por S. Atanásio: Creio em um só Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis...
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário