Evangelho segundo S. João 3,1-8.
Havia um
fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus.Foi ter
com Jesus de noite e disse-Lhe: «Rabi, nós sabemos que vens da parte de Deus
como mestre, pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não
está com ele». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: Quem
não nascer de novo não pode ver o reino de Deus». Disse-Lhe Nicodemos: «Como
pode um homem nascer, sendo já velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e
voltar a nascer?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não
nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu
da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires por
Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer:
ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com
todo aquele que nasceu do Espírito».
Da Bíblia Sagrada -
Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Catecismo da Igreja Católica
§§ 1213-1216
«Nascer da água e do Espírito»
O santo Baptismo é o fundamento de toda a
vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros
sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de
Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados
participantes na sua missão: o Baptismo pode definir-se como o sacramento da
regeneração pela água e pela Palavra
Como se chama este sacramento?
Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza:
baptizar («baptizein», em grego, significa «mergulhar», «imergir»); A «imersão»
na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela
ressurreição com Ele (Rom 6,4) como «nova criatura» (2Cor 5,17; Gal 6,15). Este
sacramento é também chamado «o banho da regeneração e da renovação no Espírito
Santo» (Tit 3,5), pois significa e realiza aquele nascimento a partir da água e
do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3,5).
«Este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este
ensinamento [catequético] têm o espírito iluminado» (S. Justino). Depois de
receber no Baptismo o Verbo, «a luz verdadeira que ilumina todo o homem» (Jo
1,9), o baptizado, «após ter sido iluminado» (Heb 10,32), converte-se em «filho
da luz» (1Tes 5,5) e é ele próprio luz (Ef 5,8). «O Baptismo é o mais belo e
magnífico dos dons de Deus. […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação,
veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de
mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; graça, porque é
dado até aos culpados; baptismo, porque o pecado é sepultado na água; unção,
porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz
resplandecente; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo,
porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus» (São Gregório de Nazianzo).
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