sábado, 14 de março de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “O Sacramento da Crisma na espiritualidade”

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
226. Um sacramento em três passos
            Estamos na Quaresma. É hora de falar do Sacramento da Crisma? Sim, pois já refletimos sobre o Batismo do qual o Sacramento da Crisma é a continuação. A Quaresma, sendo tempo de preparar para o Batismo ou de renová-lo, o é também para a Crisma. Jesus deu o Espírito no dia da Páscoa. A reflexão é justa. Porque usamos as palavras a Crisma e o crisma? O crisma é o óleo consagrado. A Crisma é o sacramento onde se usa o óleo do crisma. Crisma em grego significa unção. Não se pode refletir a Crisma sem o Batismo e a Eucaristia. É o sacramento da iniciação cristã que se faz em 3 momentos unidos. O fiel era batizado nas águas, ungido com o crisma na testa e logo a seguir participava da Eucaristia para celebrar e comungar o Corpo do Senhor. O fato de não seguir esta seqüência torna-se difícil explicar separadamente os 3 sacramentos, o que diminui a compreensão. O distanciamento da Crisma do Batismo se deu porque nem sempre o bispo estava presente na administração do sacramento da iniciação cristã. A unção com o óleo do crisma ficava para quando o bispo viesse. Chegou-se assim a inverter a ordem dos sacramentos, levando a Crisma para ser dada depois da primeira comunhão modificando o significado. Diz-se que ela é o sacramento da idade adulta, que faz apóstolo e soldado de Cristo. Bonito, mas não tanto. Diz-se que a Crisma é um sacramento da confirmação. Não o é no sentido de dar ao Batismo o que lhe faltasse, mas de levar o fiel ao segundo passo que é a unção do Espírito, a Força que firma. Vamos refletir sobre a conseqüência espiritual desse sacramento.
227. Ungidos com Jesus
            Poderíamos resumir a vida espiritual nestas poucas palavras: “viver como Jesus viveu”. Isto significa viver o Evangelho, fazer a vontade de Deus, buscar o mais perfeito etc... O essencial é Jesus. Na referência ao sacramento da Crisma, vivemos ungidos como Jesus, isto é, vivemos conduzidos pelo Espírito de Deus. Ele é a força interior que age em nós, faz viver, faz conhecer as coisas de Deus. Ser ungido pelo Espírito é um dom para todos os cristãos e não somente para santos. No batismo, o Espírito veio sobre Ele em forma de pomba (Mc 1,19), impeliu-O ao deserto e levou-O à missão como diz o profeta:  “O Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu para evangelizar os pobres”. Como estava nEle está em cada um. Basta saber identificar: tudo de bom que uma pessoa faz, é resultado do Espírito. Todo cristão vive sob a ação do Espírito. É preciso compreender.
228. Unção do povo de Deus
            A unção é sempre individual, mas dentro de um povo. No Antigo Testamento, o fundamental era o povo. Por isso Deus disse: “Sereis para mim uma propriedade particular entre todos os povos [...] Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Ex 19,5-6;) Quando se diz de sacerdotes quer dizer ungidos, como reza o salmo 105,6: “Não toqueis nos meus ungidos”. Israel é um reino de sacerdotes. Na unção do povo cada um é um consagrado, um ungido do Senhor. Pedro assume as mesmas palavras em sua carta (1Pd. 2,9). Em nosso batismo ouvimos, quando recebemos a unção pré-crismal: “Você agora faz parte do povo de Deus. Que Ele te consagre com o óleo santo, para que, como membro de Cristo sacerdote, profeta e rei, possas continuar em seu povo até a vida eterna”. Porque batizados em Cristo, nós nos tornamos com ele ungidos. A palavra cristão quer dizer ungido, pois vem de Cristo, o Ungido de Deus.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário