quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Ano Novo! Vida sempre nova!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Maria, Mãe de Deus.
A festa do primeiro dia do ano celebra a Maternidade divina. Esta verdade impregna toda a vida cristã. Maria não deu a divindade a Jesus, mas Jesus Deus é seu Filho. Por isso é chamada Mãe de Deus. Se dermos só o nome de Mãe de Jesus-Homem, negamos que seja Deus, pois nEle não se separam as duas naturezas. Nessa festa pedimos a bênção para o ano todo, como se escreve no livro dos Números 6,25: "O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti a Sua face e Se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o Seu o rosto e te dê a paz!" Esse texto ensina-nos a reconhecer que Jesus é a maior bênção. Ele é a BENÇÃO. Maria deu-nos bênção, Jesus. Sua presença atravessa o ano inteiro. Cada ano é um caminho de salvação, mais que uma contagem de dias. É a oportunidade que Deus nos dá de, reconhecendo Jesus como Deus e Senhor Salvador dado por Maria, podermos viver intensamente a nova relação como Pai. Recebemos a adoção de Filho e "porque somos filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho que clama Abbá - Pai" (Gl 4,6). É um novo relacionamento entre Deus e seu povo. O Filho que se fez homem nascido da mulher é o novo caminho para encontrar Deus. Este caminho nos foi dado por Maria quando se faz Mãe do Filho de Deus, Mãe do Deus Homem.
Cantar as Maravilhas.
 Um grande caminho para o ano que se inicia é cantar as maravilhas de Deus. O mundo está vazio de Deus, podemos dizer. Creio que é porque não cantamos as maravilhas que Deus realiza no mundo, em cada pessoa, em cada coração. Estamos mergulhados em Deus. "Nele vivemos e nos movemos” (At 17,28). A tradição mais pura dos povos é a passagem daquilo que significa suas vidas, de pai para filho, através da história. "Nosso pais nos contaram..." (Jz 6,3). Relembramos as maravilhas de Deus pedindo que as repita. Os pastoram nos dão este belo testemunho: "voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito" (Lc 2,20). Uma vida sem história a contar é uma vida que não entra para a história. Ficamos vazios de Deus e de nós mesmos.
Meditando no coração.
Maria é o ícone na contemplação Maria é chamada a Virgem Silenciosa, não porque não falasse, pois tinha o que narrar das maravilhas de Deus. Mas era capaz de absorver as maravilhas de Deus contadas pelos pastores.  Transformamos nossa história em material para encontrar Deus. Temos medo do silêncio. Por isso nossa sociedade é tão barulhenta. O silêncio nos faz encontrar-nos conosco mesmos e com Deus. Por que temer "se é de que Ele vem falar"? (Sl 85.8). Vendo Maria, Mãe de Deus, nós a contemplamos com o Menino ao colo. O Filho de Maria é nosso irmão mais velho. Então o colo é também de direito dos mais novos! Vamos ser embalados o ano inteiro pelo carinho de Maria que nos vai alimentar com a fé, com o leite que alimenta nossa caminhada. A bênção materna nos traz a bênção divina. Para corresponder à bênção que recebemos, seria bom escolher um propósito para fazer esse ano mais feliz. Assim de ano em ano seremos uma bela benção ao mundo sedento de Deus. Deus os abençoe a todos pela intercessão daquela que chamamos de Mãe de Deus e nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário