terça-feira, 9 de dezembro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Saber traduzir a Palavra de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
127. Ler com os olhos da fé
            A Palavra de Deus, contida no Livro Santo, é um tesouro que encanta nossos olhos, enche nosso coração e estimula nossos passos. Ela foi escrita tantos séculos atrás e tem frescor e sabor de novidade cada vez que nos aproximamos dela. Não se trata só de um livro que tem o primeiro lugar entre os livros mais lidos no mundo.Trata-se de um livro que contém as Palavras de Deus.É assim que devemos lê-lo e acolher sua mensagem. Não está ao sabor de uma interpretação pessoal, pois foi assumido pela comunidade e só nela que podemos interpretá-lo. É a fé que vai ser a primeira porta para nos aproximarmos dele. A partir do dado da fé podemos ler essas antigas palavras. Se olharmos só com os olhos da curiosidade, como uma leitura qualquer, será interessante, mas não leva a nada. Se o contemplamos só com os olhos das ciências, podemos ter surpresas e incompreensões. Lendo com os olhos da fé, como Palavra de Deus, entramos no conteúdo. Então Deus nos fala. Não é sem razão que Jesus é chamado de Verbo – Palavra - que se exprime através das palavras. Ele diz: “minhas palavras são espírito e vida” (Jo. 6,63). Esses escritos são inspirados por Deus. Contudo não podemos perder de vista que pertencem a uma época e tem um autor humano que os escreveu. Através do texto podemos chegar ao Deus que o inspirou. É necessário considerar o sentido com o qual ler. A Bíblia tem infinitos sentidos, como nos diz Orígenes, um dos maiores escritores da Igreja. Não podemos ser fundamentalistas pegando o texto pelo texto, mas pelo contexto, quer dizer, ver as coisas como conjunto. Certo devem ser lidos de acordo com o gênero literário, isto é, o modo como foram escritos. A fé nos fará superar e encontrar os sentidos que regem a vida.
128. A Palavra e o mundo de hoje
            Lê bem a Palavra quem lê bem a realidade do mundo. Ele também é Palavra de Deus. Jesus manda ler os sinais dos tempos. Ele diz: “Sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mt 16,3). Ao lermos a Palavra, tendo diante dos olhos o mundo atual, podemos expandir seu sentido e trazer luzes. Jesus tinha os olhos voltados para a realidade. “Vendo as multidões começou a ensinar-lhes muitas coisas” (Mc 6,34). A Palavra é uma luz para as situações que o mundo vive, sejam boas ou ruins. Não basta abrir a Bíblia e ver o que Deus quer falar. É preciso ver as situações, com uma mão segurando a realidade e, com a outra, a Palavra de Deus.
129.Lendo com a luz do Espírito
Espírito Santo foi quem inspirou a Bíblia unindo o instrumento humano e o dom divino. Deus que deu ao homem a luz para escrever, iluminará também aquele que vai ler. Não que cada um se transforme em um intérprete da Palavra em sentido total. Quem tem esse carisma é a comunidade eclesial. Lendo a Palavra à luz do Espírito saberemos encontrar o caminho da vida como que seguindo um mapa que nos leva por estradas desconhecidas. Há dificuldades, pois Pedro já escrevera que nas cartas de Paulo há textos “difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem” (II Pd 2,15). A dificuldade não deve nos desanimar, mas animar-nos a aprender mais para saber ler melhor. O Espírito é dado a todos para o acolhimento e vivência da Palavra.
http://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário