domingo, 19 de outubro de 2014

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 19 DE OUTUBRO

Pe. Flávio Cavalca de Castro, redentorista
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 

As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
19 ‒ 29º Domingo ComumSantos: Paulo da Cruz, Pedro de Alcântara 
Evangelho (Mt 22,15-21) “‒ De quem é a figura e a inscrição desta moeda? ‒ De César”. ‒ Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” 
Os fariseus queriam indispor Jesus ou com o povo ou com as autoridades civis da época. Jesus não fugiu ao problema. Se o povo aceitava e usava moedas cunhadas pelo imperador, reconhecia sua autoridade. E, portanto, também devia pagar os impostos. Aceitar as determinações justas da autoridade civil não se opõe à obediência que devemos a Deus. Aliás, se queremos viver a justiça do evangelho, temos de assumir todas as nossas responsabilidades civis, na sociedade, na economia, na política. Isso é consequência da caridade, da possibilidade nova de amor que recebemos, Temos de fazer tudo que pudermos para que a sociedade seja próspera, justa, respeitosa dos direitos principalmente dos mais fracos. E resistir, se necessário, às leis injustas. 
Oração

Senhor, não posso pensar somente em mim e nos meus. Não posso pensar só nas coisas espirituais da religião. Se quero ser fiel ao vosso evangelho, tenho de assumir meu relacionamento com Deus e o cuidado espiritual por meus irmãos, mas também tenho obrigação de assumir minhas responsabilidades na sociedade. Ajudai-me a fazer o possível para que todos tenham casa, saúde, trabalho, salário justo, instrução e bem-estar geral. Dai-me a clareza e a coragem necessárias para eu participar da vida social, cultural, política e econômica de meu país. Não quero omitir-me, menos ainda com a desculpa que essas coisas não são de Deus. Ensinai-me a partilhar meus bens, para que todos tenham o necessário. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário